Tanatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO – PALESTRA SOBRE TANATOLOGIA

A psicóloga Vanessa ministrou uma palestra na aula do 5º período com foque no tema sobre Tanatologia. Esta afirmou que o significado da palavraTanatologia se divide em: Tanathos, conhecido como “Deus da morte” e Logia, o estudo da ciência.

O tema da morte já era estudado por algumas disciplinas como a Filosofia, a Sociologia, aAntropologia, a Psicologia e a Medicina. O termo de Tanatologia foi inserido no início do século XX por Mecknikoff. A Tanatologia contém estudos multidisciplinares.

Durante a segunda metade do século XXiniciou-se movimentos de interdição a morte, que tinham como objetivo a quebra do silêncio sobre a morte, surgiram assim diversas bibliografias com temas sobre a Tanatologia. Em 1955 surgiu oprimeiro artigo “The Pornography of Death” de Geoffrey Gorer, este tinha como objetivo avaliar criticamente a forma em que se lidava com a morte, em 1959 surgiu o “The Meaning of Death” pertencente à HermanFeifel, a partir da elaboração deste livro, iniciou-se o primeiro estudo sistemático sobre a morte e o morrer . Já em 1977, quando se iniciaram os estudos de Tanatologia no Brasil, Ariés iniciou umabibliografia em que o tema era “História da Morte no Ocidente”, continha estudos sobre a morte. A morte se divide em diversos conceitos, são eles, a morte do mada que se referia a as pessoas em quedesejam saber quando iriam morrer para que organizassem os preparativos para sua morte, ou seja, via a morte como algo natural; a morte de si mesmo, quando a pessoa se prepara para executar um luto de simesmo, percebe que chegou o seu momento; a morte do outro, que é lidar com a perda de seus parentes, amigos ou mesmo de membros de seu meio social e por ultimo a morte interdita que permanece atéhoje em nosso convívio, ela é vista hoje como um tabu que transpassa o tabu do sexo que existia primordialmente em nossa sociedade, as pessoas se esquivam de falar sobre a morte.

No Brasil,...
tracking img