Talhes de mileto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TALES DE MILETO:
Quem foi tales de mileto:
Foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De acedência Fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, naÁsia Menor atual Turquia por volta de 624 ou 625 a.C, e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Considerava a água como sendo a origem detodas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípioúnico" para essa natureza primordial.
No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", disseele aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Sendo seguido por Empédocles de Agrigento na mesma linha de pensamento evolutivo: "Sobrevive aquele que está melhor capacitado".Se Tales aparececomo o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimentodela.
A tendência do filósofo em buscar a verdade da vida na natureza o levou também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atração por objetos de ferro porum tipo de rocha meteórica achado na cidade de Magnésia, de onde o nome deriva. Ele também estabeleceu sólidos conhecimentos sobre a verdade, a totalidade, a ética e a política, temas ainda atuais emnossos dias. Suas reflexões giravam em torno da ‘natureza’, de seus quatro elementos fundamentais: terra, ar, fogo e água. Era um monista, ou seja, acreditava que tudo era constituído por umasubstância primordial, neste caso, a água. Assim sendo, toda a vida teria se originado dela, embora seus discípulos divergissem quanto a ser este corpo a natureza essencial que a tudo permeia. Tales era...
tracking img