Tabela periodica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Engenharia Elétrica

Feira de Santana - BA

TABELA PERIÓDICA


Mendeleyev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massaatômica e suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes.Formou-se então a tabela periódica.  A vantagem da tabela periódica de Mendeleyev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal.  Em 1906, Mendeleyevrecebeu o Prêmio Nobel por este trabalho.  O elemento de número atômico 101 é o Mendelévio (Md) em sua homenagem.

A descoberta do número atômico






Em 1913, o cientista britânicoHenry Moseley descobriu que o número de prótons no núcleo de um determinado átomo era sempre o mesmo. Moseley usou essa idéia para o número atômico de cada átomo. Quando os átomos foram arranjados deacordo com o aumento do número atômico, os problemas existentes na tabela de Mendeleyev desapareceram. Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna está baseada no número atômico doselementos.

 



 

A última maior troca na tabela, resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na década de 50. A partir da descoberta do plutônio em 1940, Seaborg descobriu todos os elementostransurânicos (do número atômico 94 até 102). Reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actnídeos abaixo da série dos lantanídeos. Em 1951, Seaborg recebeu o Prêmio Nobel em química, pelo seutrabalho. O elemento 106 tabela periódica é chamado seabórgio (Sg), em sua homenagem.

A cada elemento é atribuído um símbolo  Consiste de uma ou duas letras derivadas do nome latino ou inglês doelemento.



O sistema de numeração dos grupos da tabela periódica, usados atualmente, são recomendados pela União Internacional de química Pura e Aplicada (IUPAC).

A numeração é feita em...
tracking img