Tabagismo e o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Este trabalho tem o intuito de abordar o tabagismo na sua forma geral tendo como ponto fulcral os seus efeitos psicológicos. De modo a obtermos um trabalho bem estruturado começamos por dar uma definição de tabagismo, seguimos com as estatísticas em relação aos fumadores existentes em Portugal e no Mundo, e finalmente os efeitos psicológicos provocados pelo tabaco. Estetema foi escolhido uma vez que apresenta grandes consequências psicológicas e visto que o seu consumo tem vindo a aumentar cada vez mais. Abordamos os efeitos psicológicos no sentido de alertar todas as pessoas desde fumadores a não fumadores. Neste contexto, recorremos a um caso prático para melhor esclarecer os malefícios provocados pelo tabaco.
O factor psicológico é muito importante jáque é o principal responsável pela dificuldade do indivíduo deixar de fumar. A psicologia da saúde e a dependência ao tabaco estão fortemente interligados dado que deixar de fumar implica um elevado número de efeitos psicológicos.
O tabaco e fumar podem ter vários efeitos psicológicos, mas tal depende da pessoa e da situação. A nicotina actua a nível do sistema nervoso central, interferindoem vários processos neuro-fisiológicos. O principal efeito psicológico do tabaco é a dependência.
Durante as primeiras semanas após ter fumado o último cigarro, podem surgir com alguma intensidade sintomas da abstinência de nicotina. Os sintomas de dependência psicológica podem ser, irritabilidade ou raiva , impaciência, ansiedade (acompanhada de sintomas de tremores, sudação, dores decabeça, e boca seca) taquicardia, inquietação, mau humor, tristeza, estados de humor mais depressivos, estado de preocupação e muita vontade de fumar... Os primeiros 3/ 4 dias são geralmente os mais críticos. Estes sintomas surgem porque foi declarada guerra à nicotina e o seu organismo reage à falta dela, mas vão diminuindo progressivamente de intensidade com o tempo até desaparecerem.Resumo


Neste trabalho abordamos vários tópicos relacionados com o tabagismo dando maior relevo aos efeitos psicológicos provocados pelo tabaco.
O tabagismo é considerado um acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco. A percentagem de fumadores no mundo tem vindo a aumentar ao longo dos anos. O cigarro é constituído por vários componentes sendo a nicotina oprincipal elemento que afecta o fumador a nível psicológico. Existem dois tipos de fumadores: activos e passivos. O acto de fumar tem consequências físicas e psicológicas.
Há diversos motivos que levam um indivíduo a começar a fumar. Após adquirido o acto de fumar, este torna-se num vício, causando assim, a dependência que é o principal efeito psicológico do tabaco. Com o decorrer do tempo, ofumador tem a necessidade de consumir quantidades cada vez maiores de tabaco. A dependência é muito difícil de ser ultrapassada. A força de vontade, a personalidade do indivíduo em questão, o apoio médico, dos familiares e amigos é importante para combater o hábito de fumar. No entanto, apenas uma minoria consegue ultrapassar este vício. No sentido de sensibilizar os leitores, recorremos a um casoprático.























Resume




In this work we have broach several topics related with the smoking, giving significant importance to the psychological effects provoked by the tobacco.
The smoking is considered a voluntary act of inhalation the smoke of the tobacco.
Has time goes by the smokers percentage has been increasing all over the world.The cigar is constituted by several components being the nicotine the principal element witch affects the smoker at the psychological effect. There two kinds of smokers: actives and passives.
The act of smoking has got physical and psychological effects. There are many motives witch can take one individual to start smoking. After acquired the act of smoking, this becomes a vice, causing...
tracking img