taasasa

2504 palavras 11 páginas
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

Vaneila Bertoli – vaneilabertoli@hotmail.com
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGECIM/FURB
Pouso Redondo – Santa Catarina

Resumo: Este estudo pretende refletir acerca do ensino da matemática para alunos surdos.
No sentido de analisarmos as metodologias de ensino matemático bem como sua aplicação.
Além disso, faremos um breve apanhado do significado e importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ressaltando a importância dos docentes optarem por comunicação bilíngue, ou seja, português e Libras. Temos o propósito de evidenciar as principais dificuldades em lecionar matemática para surdos, a importância da Libras neste contexto e estudar possibilidades de didática e avaliação adequadas para tal processo. Pretendemos elencar formas de comunicação e didáticas eficazes para o ensino matemático, fazendo-se necessário refletir a cerca do perfil dos docentes atuais, posteriormente, traçar um novo perfil, por sua vez apto para educação de alunos surdos. O presente trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, utilizando como referencial teórico leitura de artigos e livros sobre a problemática citada.
Palavras-chave: Educação Matemática, Surdos, Ensino bilíngue, Libras, Didática.

1

INTRODUÇÃO

Dados recentes do IBGE apontam que o número total de Surdos brasileiros é de 5,75 milhões (surdos profundos e deficientes auditivos). Observa-se um processo de mudança significativa do olhar da sociedade em relação à questão do Surdo, desde sua língua à cultura.
Entretanto, esse processo ainda é muito lento dentro das políticas educacionais brasileira. Há muito caminho a ser percorrido até que os Surdos consigam o direito de ter profissionais capacitados dentre eles, professores surdos e professores ouvintes, além de intérpretes de
LIBRAS, que possam garantir-lhes o acesso pleno aos conhecimentos científicos.
A língua de sinais é

Relacionados