T2diogo9007

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE SANTARÉM
- INSTITUTO POLITECNICO DE SANTARÉM -

Curso: Marketing e Publicidade Disciplina: Marketing II Docente: Prof. Dr. Fernando Gaspar Data de Entrega: 19 de Maio de 2008 Tema: Plano de Marketing (Super Bock Abadia Rubi + Gold)

Aluno: Diogo Marques Malhão Nº 9007 E-Mail: diogomm@live.com.pt

[Digite texto]

INDÍCE

© Diogo Miguel de Oliveira MarquesMalhão Nº 9007 Marketing e Publicidade 1º ano – 2007/08

[Digite texto]

ANÁLISE DE MERCADO
Definida a ideia e criado o novo produto, a Super Bock já sabe exactamente aquilo que quer oferecer ao mercado. Chegou, então, o momento de analisar o mercado, ou seja, compreender se existe uma oportunidade real para os novos produtos da Super Bock (Rubi e Gold).

Para fazer o estudo, é necessáriocompreender alguns aspectos:

1. O produto é único? Único não é a palavra que se deve definir esta nova gama de produtos da Super Bock, uma palavra que define melhor será a palavra “inovador”. No actual mercado de cerveja, a Super Bock é a única a oferecer dois tipos de cerveja exclusivamente para refeições de carne (Rubi) e refeições à base de peixe (Gold). Respondendo à pergunta, este produtonão é completamente único, já existe a Sagres Bohemia que compete com a Super Bock Abadia. Apesar de ambos estes dois produtos concorrentes estarem focalizados para o canal alimentar e para o canal HORECA1 (principalmente restauração), os novos produtos da Super Bock Abadia vieram ainda reforçar e focar a marca nesses canais. Estes novos produtos vieram combater para além dos produtos da Sagres,também e principalmente os vinhos.

1

O termo “HoReCa” é uma concatenação das palavras Hotéis/Restaurantes/Cafés. Este termo é usado na Holanda, e é também utilizado na Bélgica e em Portugal. O chamado “canal Horeca”, que abrange os estabelecimentos de hotelaria, restauração e cafetaria, é um segmento que trata cerca de «80 a 100 mil unidades» em Portugal.

© Diogo Miguel de Oliveira MarquesMalhão Nº 9007 Marketing e Publicidade 1º ano – 2007/08

[Digite texto]

Outro ponto é que a cerveja não é ainda considerada uma bebida de classe, de gosto, de requinte; estes novos produtos chamados cerveja gourmet2 pretendem ir de encontro a um mercado por explorar, sendo assim, poderá-se dizer que este produto é único neste sentido.

2. Qual o perfil dos potenciais clientes? Como já ditoanteriormente, este produto destina-se principalmente à restauração e refeições em casa. Este novo produto é destinado para acompanhar as refeições dos portugueses. As novas Super Bock Abadia visam dar maior liberdade de escolha aos consumidores, especialmente no momento genérico das refeições e no momento específico das refeições especiais. Os objectivos quantitativos traçados pela Super Bockestão perfeitamente alinhados com uma situação onde 26% dos portugueses representam 70% do consumo total de vinho e 53% do consumo total de cerveja em Portugal, sendo que apenas 20% do consumo de cerveja se faz às refeições.3 Os potenciais clientes, são apreciadores de uma bebida com tradição, requinte, e de sabor original e que de certa forma complementa uma refeição de carne ou peixe. Pode-se dizerque é uma cerveja groumet, que grandes apreciadores de restauração não irão deixar passar. Um produto de grande qualidade e destinado a satisfazer as preferências dos clientes. Estes produtos pretendem que os clientes tenham mais variedade de escolha na bebida que pretendem consumir numa refeição e assumem-se como “cervejas premium” e “uma alternativa ao vinho, com menos álcool e um preço maiscompetitivo”.

3. Quais os produtos dos concorrentes?

2

The term gourmet may refer to a person with refined or discriminating taste or to one that is knowledgeable in the art of food and food preparation. http://en.wikipedia.org/wiki/Gourmet 3 http://www.meiosepublicidade.pt/2008/03/14/estes-produtos-acrescentam-sofisticacao-e-qualidade/

© Diogo Miguel de Oliveira Marques Malhão Nº...
tracking img