Oficinas vocacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE VIÇOSA
II MOSTRA ACADEMICA E CIENTIFICA DA FDV 2009
“Seu talento é a diferença”

OFICINAS VOCACIONAIS, REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA INCLUSÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DE JOVENS VIÇOSENSES

Bruno Otavio de Araujo[1]
Cristiane Aparecida Lana[2]
José Nilton Cassimiro de Paula[3]
Anderson Donizete Meira [4]
Cornélia de Carvalho Vidigal[5]
Maria Vanderlea de Queiroz[6]RESUMO
Este artigo visa relatar a experiência vivida pela equipe da Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI) no desenvolvimento, implementação e integração de um conjunto de redes sociais virtuais, oficinas vocacionais e plataformas de educação à distância que almeja colaborar com os processos de inclusão social e profissional de jovens carentes de Viçosa e Região. Para isso, lançou-se mão deferramentas de tecnologia da informação como blogs e plataformas de e-learning conjugadas com dinâmicas de grupo, oficinas de empreendedorismo, relato de experiências de profissionais de diversas áreas do conhecimento e mostras de filmes e vídeos educativos. O protótipo funcional do projeto está instalado no Programa PROJOVEM do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Assistência Socialdo Município de Viçosa e no futuro será parte integrante na programação do Centro Vocacional de Viçosa. Este trabalho, apesar de recente, com início em abril do ano corrente, já alcançou resultados expressivos como: premiação como terceiro melhor trabalho da III Feira de Tecnologia da Informação de Viçosa, e o encaminhamento de um dos sete jovens ao programa Jovem Aprendiz (ONG CENSUS).Palavras-chave: inclusão social, redes sociais, comunidades virtuais, empreendedorismo e oficinas vocacionais

1. INTRODUÇAO

A partir dos anos 90 o Brasil intensificou notoriamente o seu processo de industrialização introduzindo novas tecnologias nas mais diversas áreas: seja na produção, na comunicação ou na medicina. Com isso, muitos trabalhadores ficaram à margem desse processo excludenteque favoreceu os indivíduos que já possuíam capital para investir e até hoje aproveitam tal diferença para utilizar uma mão-de-obra que favorece o mais valia e o lucro.
Em Viçosa, Minas Gerais, não foi diferente. Com o passar dos anos o município passou a ser reconhecido como “A cidade educadora” abrigando a sétima melhor universidade do país, a Universidade Federal de Viçosa, fonte deconhecimento e muitas pesquisa de relevância para a sociedade. Além dela, o município conta com mais três faculdades e duas escolas técnicas.
Entretanto, basta analisar os dados a seguir para entender que nem tudo é tão bom, mesmo Viçosa tendo aproximadamente 74.171 habitantes como mostra a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2009). Em torno de 22,7% da populaçãolocal tem renda familiar per capta inferior a R$ 75,50 por mês[7], a renda per capita média é de R$ 329, 70 e a incidência da pobreza é de 20,84% segundo o IBGE.
Outro dado relevante é que dos 17.181 habitantes menores de 15 anos, apenas 10.634 jovens estão matriculados em escolas do ensino médio sendo, 2.014 em escolas particulares e o restante em escolas da rede pública de ensino.Para contribuir com o desenvolvimento local e diminuir essa iniquidade evidente na região nasce a Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI) com a missão de colaborar com o processo de desenvolvimento econômico e social da região de Viçosa, de forma integrada e sustentável, por meio da articulação de interesses em torno de objetivos comuns e estímulo à realização de ações conjuntas entre osmunicípios, entidades públicas e privadas atuantes em Viçosa e região.

1. Objetivo

O objetivo é desenvolver, implementar e integrar um conjunto de redes sociais virtuais, oficinas vocacionais e plataformas de educação à distância visando colaborar com os processos de inclusão social e profissional de jovens carentes de Viçosa e Região.
Para atingir seus objetivos o projeto busca a...
tracking img