T1 Processo De Produ O Do Xido De Etileno

2983 palavras 12 páginas
Sumário
Processo de Produção de Óxido de Etileno 3
Objetivo do processo 3
Aplicação dos processos 3
Fluxogramas 6
Operações Unitárias envolvidas 7
Tipo de Reator 8
Avaliação Econômica e da Localização 9
Avaliação de Impacto Ambiental 12
Bibliografia 14

Processo de Produção de Óxido de Etileno

Objetivo do processo

O óxido de etileno é de extrema importância na fabricação de produtos como etilenoglicóis, etanolaminas, éteres etílicos e surfactantes não iônicos. Ele é um intermediário químico produzido pela oxidação catalítica do etileno com catalisador prata e é extremamente explosivo. A oxidação ocorre com reações paralelas com maior relevância da queima total do etileno e queima direta do próprio óxido de etileno. Dados de 2013 mostram que o crescimento constante na demanda pelo óxido de etileno sendo seu maior produtor os Estados Unidos. A maior parte da produção é destinada a reações com álcoois e com água para obtenção de éteres mistos do etilenoglicol e do monômero e oligômero do etilenoglicol. Apesar de ser uma substância perigosa para uso de leigos, existe uma variedade de produtos vendidos no mercado consumidor feitos a partir do óxido de etileno como detergentes, solventes e desinfetantes usados em hospitais. Mesmo não sendo uma substância conhecida pelo consumidor comum, o óxido de etileno tem papel fundamental no dia-a-dia de todos. O presente trabalho se dispõe a estudar mais afundo o processo produtivo bem como as implicações geradas pela substância no mundo.

Aplicação dos processos

O monoetilenoglicol é o derivado mais importante, usado como insumo para produção de poliéster e em aditivos de arrefecimento automotivo.
A utilização deve ser efetuada com extremo cuidado, ao passo que este composto carrega um elevado índice de explosão e também é conhecido como agente cancerígeno. Naturalmente, a aplicação de compostos químicos cuja toxidade é acima do patamar de alerta carrega altas

Relacionados

  • Protese Aps
    35768 palavras | 144 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas