SóExplique o Ciclo Otto, calculando sua eficiência e demonstrando suas etapas.

1685 palavras 7 páginas
CAP.4 - IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS

4.1 - Introdução

As propriedades de alguns materiais são profundamente influenciadas pela presença de imperfeições. Por este motivo é muito importante conhecer os tipos de imperfeições que existem e o que elas podem representar no comportamento dos materiais.

Até agora tem-se admitido, que a escala atômica existe uma ordem perfeita ao longo da totalidade da extensão dos materiais cristalinos. Mas na verdade não existe uma ordem perfeita ao longo da totalidade da extensão dos materiais cristalinos.

Estes cristais imperfeitos são resultantes tanto da variação na composição como de imperfeições no reticulado e além dos átomos em um cristal não serem estáticos.

4.2 - Imperfeição Atômica

É "erro" decorrente no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal, estas irregularidade podem ocorrer:

a) Na posição dos átomos;
b) No tipo de átomos. * O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado

* Apenas uma pequena fração dos sítios atômicos são imperfeitos (menos de 1 em 1 milhão, e poucos influenciam muito nas propriedades dos materiais e nem sempre de forma negativa)

4.3 - Fases Impuras

Um metal puro que consista em apenas um tipo de átomo é simplesmente impossível, impurezas ou átomos estranhos estarão sempre presentes, e alguns irão existir como defeitos cristalinos pontuais. (novas técnicas não permitem refinar metais a 100%, o máximo é de 99,9999%)

Exemplo-1

* Prata de Lei = 92,5% de prata e 7,5% de cobre (é mais dura e resistente do que a prata pura);

* Prata Pura = altamente resistente à corrosão e muito macia (dúctil)

Exemplo-2

* Ouro 24 Quilates (puro) = muito mole ou macio (dúctil);

* Ouro 18 Quilates = 75% de ouro (18 partes de ouro) e 25% de outros metais: prata, cobre ou bronze (6 partes) = Material mais resistente

A adição de átomos de impurezas a um metal

Relacionados