SÍTESE SOBRE RACIONALIDADE, RACIONALIDADE TECNOLÓGICA E RAZÃO

836 palavras 4 páginas
Segundo Val Dusek, a racionalidade é uma questão que divide positivistas (entusiastas) e pessimistas (detratores) da tecnologia e de sociedade. Para ele a ciência é considerada o modelo primordial ou paradigma da racionalidade em nossa sociedade. A tecnologia, a qual é geralmente interpretada como ciência aplicada, é semelhantemente vista como parte da racionalidade da sociedade moderna.
Para o autor, os tecnocratas se consideram defensores do governo da razão. Opondo-se a Platão, eles compreendem que a razão significa razão tecnológica/científica. Os tecnocratas e a maioria dos filósofos analíticos da tecnologia defendem uma avaliação gradual da tecnologia. Muitos filósofos analíticos e quase todos os oponentes tecnocratas das grandes teses e narrativas do pessimismo tecnológico geralmente usam uma análise de risco/benefício para fazer avaliação. A determinação dos cálculos matemáticos é uma questão importante sobre riscos e benefícios para saber se podem incorporar ou fazer justiça aos valores morais e estéticos de pessoas as quais vivem com a tecnologia.
Para Dusek, de acordo com Weber a racionalização é classificada como a sistematização e organização por meio de princípios racionais. Nesse sentido, para teorias da tecnocracia e da sociedade pós-industrial, final do século XX, a aplicação da racionalidade científica a várias áreas de previsão e planejamento sociais foi vista como um admirável apogeu na ascensão da razão. Em contra partida, quanto à dominação da tecnologia na nossa sociedade, os pessimistas vêem a racionalidade tecnológica como uma forma inferior de racionalidade a qual precisa ser suplementada e supervisionada por racionalidade filosófica, dialética ou outra racionalidade superior genuína.
Durante o século XVII aconteceu um movimento filosófico que hoje é conhecido como racionalidade, tal movimento aspirava fazer do raciocínio filosófico conformar-se à necessidade a ao rigor da matemática. O ideário matemático de raciocínio levou em séculos

Relacionados

  • Relatório do filme “Amor por Contrato” – Comportamento do Consumidor
    27338 palavras | 110 páginas
  • Fasciculo Metodologia Cientifica
    39814 palavras | 160 páginas