síntese do ácido acetilsaliclico(AAS

945 palavras 4 páginas
Objetivo Fazer a síntese do ácido acetilsaliclico(AAS) e comparar amostra oa comprimido comercial (BAYER) e (genérico)500mg.
Introdução
O objetivo deste trabalho é obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético. A reação acontecerá na presença de ácido sulfúrico que atua como catalisador. Serão empregadas várias técnicas, como aquecimento em banho-maria, banho-frio,refluxo, filtração a vácuo e filtração simples, visando-se obter a cristalização completa. Logos mais, a purificação da aspirina será obtida por recristalização, dissolvendo-se o produto em etanol e aquecendo-o. Os cristais de ácido acetilsalicílico serão separados por filtração simples, podendo-se assim, obter o ponto de fusão e o cálculo de rendimento do processo. O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais populares mundialmente. Milhares de toneladas de AAS são produzidas anualmente, somente nos Estados Unidos. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e antiinflamatório.

Materais Utilizados
-Balão de 250 ml
-Bequer 50 ml
-Condensador
-Bico de busen
-Tela de amianto
- Erlenmeyer;
- Pipeta;
- Papel de Filtro;
- Funil de Büchner;
- Kitassato;
- Béquer;
- Bastão de Vidro;
- Frascos de Vidro;
- Ácido Salicílico;
- Anidrido Acético;
- Ácido Sulfúrico Concentrado;
- Água Gelada;
- Água Quente;
- Banho Maria;
- Etanol.
1º-Procedimento síntese experimental AAS Colocar em um balão de 250 Ml, 20 g de ácido salicílico, 28 ml de anidrido acético e 5 gotas de ácido sulfúrico concentrado. Refluxar durante 30 minutos. Observa-se que ocorre a

Relacionados