Síntese de cloreto de hexaminníquel (ii)

1127 palavras 5 páginas
O níquel é um metal branco prateado, dotado de qualidades significativas à utilização industrial, como por exemplo, a ductibilidade, ou então a maleabilidade. É duas vezes mais abundante que o cobre na crosta terrestre, apresenta cor branca prateada com tons amarelos e possui como principal característica a capacidade de se transformar em um imã, quando em contato com campos magnéticos. Possui resistência à oxidação e à corrosão, é mais duro que o ferro e forma ligas de diversas utilizações na indústria. Em solução aquosa, o metal apresenta estado de oxidação 2+,o mais comum, o íon Ni2+ encontra-se coordenado às moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+, de cor verde. Um dos complexos composto de níquel é o cloreto de hexaminníquel (II), [Ni(NH3)6]Cl2, cuja estrutura possui formato cristalino cúbico, e é formado por cristais sólidos de cor azul-violeta. É solúvel em água e em solução aquosa de amônia, porém insolúvel em amônia concentrada. Este complexo decompõe-se pelo aquecimento liberando NH3(g), transformando-se em um sólido de cor verde. O mesmo acontece com sua solução aquosa, que muda de azul-violeta para verde com o aquecimento.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Em um Becker, foram pesados 2,002g de níquel hexa-hidratado ( de cor verde) e o mesmo foi dissolvido em 3,5mL de água, obtendo uma coloraçã verde esmeralda, e após aquecido em uma chapa de aquecimento. À esta solução foi adicionado 4mL de hidróxido de amônio, obtendo uma coloração azul. A solução obtida foi colocada em banho de gelo a fim de formar cristais, após, a mesma foi filtrada à vácuo lavando o Becker com acetona para retirar os cristais restantes. Deixamos o papel filtro com os cristais secando em uma placa de Petry a temperatura ambiente por aproximadamente 15 dias.
Depois deste período, foi pesada a placa e a massa obtida foi de 1,075g. Os cálculos estequiométricos estão descritos à baixo:

(NiCl2.6H2O)2(aq) + 6NH3(aq)

Relacionados

  • Síntese de complexos de níquel
    718 palavras | 3 páginas
  • Síntese do Cloreto de Hexamin Níquel (ll)
    936 palavras | 4 páginas
  • Síntese e caracterização do [Ni(NH3)6]Cl2
    1309 palavras | 6 páginas
  • Apostila de Química Inorg. II
    6780 palavras | 28 páginas