Síntese do Cloreto de Hexamin Níquel (ll)

936 palavras 4 páginas
QUÍMICA INORGÂNICA I
Aula prática – Síntese do Cloreto de Hexamin Níquel (ll)

1. Objetivos
Realizar a Síntese do cloreto de hexaminníquel (II) a partir do cloreto de níquel hexahidratado e NH4OH.

2. Introdução
O níquel é um metal duro, branco, prateado, dúctil e resistente a corrosão. Funde a 1455 °C. Possui configuração [Ar]3d8 4s2, podendo ser encontrado nos estados de oxidação +2 e +3, sendo o primeiro (+2), o mais estável.
Os complexos de Ni (ll) se formam mais facilmente, pois o estado de oxidação +2 é mais estável, sendo imune a reações de oxirredução. O Ni (ll) forma sais com vários ânions e, tem uma extensiva participação na química dos compostos de coordenação em solução, que são baseados no íon verde [Ni(H2O)6]+2, o qual está sempre presente na ausência de ligantes fortes. Os compostos de Ni (ll) tem normalmente número de coordenação 4, podendo ser tetraédrico (hibridização sp3, paramagnético com 2 elétrons desemparelhados) ou planar quadrado com (hibridização dsp2 – diamagnéticos). Além disso; também podem ser octaédricos.
Para uma vasta maioria de complexos de Ni (ll) com número de coordenação 4, a geometria planar quadrada é preferível. Isto é consequência da configuração d8. O ligante é colocado planarmente, o que causa que um dos orbitais d (dx2 – y2) seja o único de alta energia e vazio. Os 8 elétrons assim, ocupam 4 orbitais d (dxy, dyz, dz2, dxz) de baixa energia.
O íon Ni (ll) em solução aquosa acha-se coordenado a molécula de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+, de cor verde.
Em muitos casos a formação de outros complexos ocorre através de reações de substituição das moléculas de água por outros ligantes (moléculas neutras: NH3, etilenodiamina, etc.,ou ânions: Cl- , OH-, etc.).
O cloreto de hexaaminoníquel (II), possui fórmula [Ni(NH3)6]Cl2, e sua geometria é octaédrica, ele é aquiral, seu número de coordenação é 6, tendo 6 átomos doadores sendo estes um

Relacionados