Síntese da obra dez contos de pulinário de zeca tocantins

874 palavras 4 páginas
SÍNTESE DA OBRA DEZ CONTOS DE PULINÁRIO DE ZECA TOCANTINS

A obra “Dez Contos de Pulinário” de autoria do escritor e poeta Zeca Tocantins, também membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), retrata de maneira sintética as características de uma região especifica do sul do Maranhão.
Abordando os costumes, crenças e modo de viver de um povo muito simples, mas de uma complexidade cultural rica em diversidade, com uma peculiaridade singular, que a torna única a sinceridade de vida.
A narrativa se passa parte no povoado de Mucuíba agregada à cidade de João Lisboa (hoje emancipada a condição de cidade com o nome de Senador La Rocque), parte em Imperatriz, cidade do Sul do Maranhão, más também com alguns episódios em outros estados como o Rio de Janeiro e Pará.
Trata-se das aventuras do personagem “Pulinario”, como o próprio título já denuncia são dez pequenos contos, em que o autor descreve a vida do personagem desde a infância até a maturidade, usando-se deste espaço para apresentar os detalhes de vida campesina ou interiorana como os hábitos, as ações diárias, a religiosidade, as superstições, as brincadeiras de infância e também os problemas sociais, ambientais e políticos, esses últimos de formas sucinta.
“Raimundo Apolinário da Silva era o nome de um dos moradores. Herói tupiniquim, seus pais eram donos de mercearia.”
Esta é a origem do personagem, filho de um comerciante em um povoado do interior. Por tradição nas pequenas comunidades, as famílias que tinham uma situação financeira diferenciada significavam ser uma família “bem de vida”, famílias estas que eram alvos especiais dos políticos nas campanhas eleitorais e tinham atenção privilegiada por uns seis meses, atenção que desaparecia uma vez que terminava o pleito.
Apolinário foi uma criança comum para os padrões da comunidade, gostava das brincadeiras de sua meninice como diz o autor “desde pequeno demonstrou se um exímio caçador de fonfons e caba verde”. Tinha ele uns ares de “vanguardista”

Relacionados