sxasda

402 palavras 2 páginas
Rascunho para Palestra dia 20/06

Espírito Santo período Colonial
Por: Giovani Pereira

O que é uma colônia? O Brasil foi uma colônia de exploração ou povoamento? Considerar com a assistência!
O Brasil foi uma colônia de exploração, pois Portugal usou e abusou das riquezas de sua Colônia. Mas quando falamos período colonial, é interessante destacar os sistemas de capitanias hereditárias.
A capitania do Estado do Espírito santo foi pertencente a Vasco Fernandes Coutinho. Mas quem era este? Vasco Fernandes era um donatário que prestou vários favores a coroa portuguesa, e acabou sendo lembrado pelo rei João III. Para ter o privilégio de receber uma capitania era necessário alguns requisitos, mas o essencial era os bens pessoais (riqueza). Ao chegar em 1501 no dia 23 de maio, n Coutinho não foi muito bem recebido, ao contrario de boas vindas o encontro com os nativos (índios) não foi muito amigável. A recepção a Coutinho com flechas e rejeição aos portugueses, resultando em tiros de canhão.
Mas por que Capitania do Espírito Santo: devido ao desembarcar em um domingo de pentecostes. Coutinho resolver batizar a Capitania por este nome.
O desembarque de Coutinho , foi sobre intensa artilharia de flecha , levando então há necessidade de usar duas peças da artilharia portuguesa, para que os nativos se dispensarem para posse do território. Mais tarde naquele local, ficou conhecido como a atual vila velha presenciando as primeiras habitações.
Em seus 25 anos como donatário, Vasco Coutinho realizou obras importantes. Além da construção das duas vilas, também ergueu as duas primeiras igrejas locais: Igreja do Rosário, fundada em 1551 (ainda existente) e a Igreja de São João, ambas em Vila Velha.
Também foram construídos os primeiros engenhos de açúcar, principal produto da economia por três séculos.
Com a chegada de missionários, foram fundadas as localidades de Serra, Nova Almeida e Santa Cruz, em 1556

Distribuindo as seis Maria,Coutinho doou

Relacionados