Swatch - um caso de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
_______________________________________________________________INDICE
Páginas
1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………………… 2
Inovação e Criatividade


2. A EMPRESA SWATCH
2.1 Um pouco de história
2.2 Factores que contribuíram para o sucesso da empresa
2.2.1 Inovação constante na empresa
2.3 Criatividade nos produtos
2.4Tipos de consumidores
2.5 Relógios com logótipos
2.6 Roupa e acessórios swatch
2.7 Catálogos swatch
2.8 Embalagens especiais swatch


3. A SWATCH EM PORTUGAL
3.1 Swatch elege Portugal como referência
3.2 Swatch “Fraldinhas” é o mais vendido no país
3.3 Ajuda de Berço e a swatch


4. CONCLUSÃO
5. BIBLIOGRAFIA______________________________________________________1. _INTRODUÇÃO
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Do conjunto de definições para INOVAÇÂO e CRIATIVIDADE, é evidente que não são percepcionadas de igual modo por todas as pessoas. No entanto, de uma forma geral, podem dar-se as seguintes definições:
Inovação
(
Processo de criação e introdução de algo novo na própria organização ou no mercadoCriatividade
(
Linha de pensamento que gera ideias novas
Não existindo um entendimento comum, é possível tipificar tudo o que encaixa no conceito mais abrangente de inovação apresentado pela Comissão Europeia no "Livro Verde Sobre Inovação", de um modo claramente perceptível para todos.O interesse de procurar agrupar as inovações por diferentes tipos não está em desenvolver um exercício meramenteacadémico, mas antes em facilitar a identificação do tipo de inovação para o qual uma empresa estará melhor preparada atendendo a factores, internos e externos, que condicionam essa opção.
Adriano Freire (1996) apresenta uma organização possível para classificação da inovação, na qual considera existirem nove tipos distintos, de entre os quais, passo a referir os seguintes:
• Inovação deconceito
• Inovação de processo
• Inovação de serviço
• Inovação de design
• Inovação de embalagem
É necessário ter em consideração, por um lado, que a classificação de uma dada inovação num destes tipos resulta de uma análise qualitativa - inevitavelmente associada a um determinado nível de subjectividade -, por outro, que muitas vezes estão presentes numa inovação elementosinovadores de diferentes tipos. Ao analisar a tipologia das diferentes inovações, é possível percepcionar que diferentes tipos de inovação apresentam custos de desenvolvimento igualmente diferenciados. Por outro lado, os benefícios associados à inovação encontram-se proporcionalmente relacionados com os custos associados à implementação da mesma.

A classificação de uma dada inovação não deve serconfundida com a empresa que a desenvolve, dado que para qualquer empresa encontraremos sempre inovações de diversos tipos.

A opção pela SWATCH, deve-se ao facto de a mesma reunir todos os tipos de inovação referidos ao longo desta introdução.

A Swatch, nos nossos dias, dá “lições de sucesso” por todo o mundo, o que se reflecte no volume de vendas, que é… imparável!_________________________________________________3. A EMPRESA SWATCH

2.1 BREVE HISTÓRIA

No final dos anos 70, a indústria relojoeira suíça encontrava-se ameaçada pela expansão dos japoneses, devido aos seus inovadores modelos de gestão.
Num espaço de 6 anos, entre 1977 e 1983, a quota de mercado em volume desceu de 43% para 15%, naquela que era a sua indústria mais tradicional, colocando-a em 3º lugar no mercadomundial, atrás do Japão e de Hong Kong.

Neste contexto, duas poderosas relojoeiras suíças, a General Company of Swiss Watchmaking (ASUAG) e a Societé Suisse pour l'Industrie Horlogère (SSIH), decidiram unir forças e formaram a SMH, que é, hoje, o grupo Swatch.








Um homem chamado Nicolas Hayek, na altura dono da Hayek Engineering AG Consulting, resolveu intervir no processo...
tracking img