Sutra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sutra Coração

(Sutra Coração da Sabedoria)
(Sutra Coração do Maha Prajnaparamita)

e

Comentários Diversos
com base no Livro

“Essence of the Heart Sutra”

conforme o

Dalai Lama’s Heart of Wisdom Teachings
Por
Tenzin Gyatso,
Décimo Quarto Dalai Lama

Traduzido e editado por
Geshe Thupten Jinpa

Traduzido para o português por
Fausto Lyra de Aguiar

para o
Templo Zu Lai,Cotia, SP, Brasil, 2006

Rev. 20/03/2006
O texto do
Sutra Coração

Bhagavati Prajna Paramita Hridaya
‘A Abençoada Mãe, o Coração da Perfeita Sabedoria’

Isso uma vez eu ouvi:

O Abençoado estava em Rajgriha no Pico do Abutre junto com a uma grande comunidade de monges e uma grande comunidade de bodhisattvas, e naquele momento, O Abençoado entrou em absorção meditativa sobre asvariedades de fenômenos chamada de aparecimento do profundo (appearence of the profound). Naquele mesmo momento, o nobre Avalokiteshvara, o bodhisattva, o grande ser, observou claramente a prática da profunda perfeição da sabedoria e viu que mesmo os cinco agregados são vazios de existência intrínseca.

Nisso, pela inspiração do Buda, o venerável Shariputra falou para o nobre Avalokiteshvara, obodhisattva, o grande ser, e disse: “Como deveria treinar qualquer filho nobre ou filha nobre que deseje se engajar na prática da perfeição profunda da sabedoria?”

Quando isso foi dito, o sagrado Avalokiteshvara, o bodhisattva, o grande ser, falou para o venerável Shariputra e disse:

Shariputra, qualquer filho nobre ou filha nobre que deseje se engajar na prática da perfeição profunda da sabedoriadeveria ver claramente dessa maneira: eles deveriam ver perfeitamente que mesmo os cinco agregados são vazios de existência intrínseca. Forma é vazio, vazio é forma; vazio não é outro que forma; forma também não é outro que vazio. Da mesma forma, sentimentos, percepções, formações mentais e consciência são todos vazios.

Portanto, Shariputra, todos os fenômenos são vazios; eles são semcaracterísticas definidoras; eles não nascem; eles não cessam; eles não são aviltados; eles não são não aviltados; eles não são deficientes; e eles não são completos.

Por isso, Shariputra, no vazio não há forma, nem sentimentos, nem percepções, nem formações mentais, e nem consciência. Não há olho, nem ouvido, nem nariz, nem língua, nem corpo, e nem mente. Não há forma, nem som, nem cheiro, nem sabor,nem textura, e nem objetos mentais. Não há elemento de olho, e assim por diante até não haver elemento da mente incluindo até nenhum elemento de consciência mental. Não há ignorância, não há extinção de ignorância, e assim por diante até não haver envelhecimento e morte e nem extinção de envelhecimento e morte. Da mesma forma, não há sofrimento, origem, cessação ou caminho; não á sabedoria, não hárealização, e mesmo não há não realização.

Portanto, Shariputra, desde que bodhisattvas não têm realização, eles confiam nessa perfeição de sabedoria e permanecem nela. Não tendo obscurecimento em suas mentes, eles não têm medo, e ao irem absolutamente além do erro, eles irão atingir o fim do nirvana. Também todos os Budas que residem nos três tempos atingiram o acordar completo da inexcedível,perfeita iluminação ao confiar nessa profunda e perfeita sabedoria.

Por isso, a pessoa deveria saber que o mantra da perfeição da sabedoria – o mantra do grande conhecimento, o mantra inexcedível, o mantra igual ao sem igual, o mantra que suprime todos os sofrimentos – é verdadeiro porque não conduz ao engano. O mantra da perfeição da sabedoria é proclamado:

tadyatha gaté gaté paragatéparasamgaté bodhi svaha!

Shariputra, os bodhisattvas, os grandes seres, deveriam treinar a na perfeição da sabedoria dessa maneira.

Assim, O Abençoado levantou-se de sua absorção meditativa e elogiou o sagrado Avalokiteshvara, o bodhisattva, o grande ser, dizendo isso é excelente.

“Excelente! Excelente! Ó nobre criança, é assim mesmo; isso deveria ser exatamente assim. A pessoa deve...
tracking img