Jentirend

721 palavras 3 páginas
RESUMO LEHNINGER (4ªed.) ± PROTEINAS E AMINOÁCIDOS ± PROVA IIQUÍMICA BIOLÓGICA4 DE NOVEMBRO DE 2011CAPITULO 3 ± AMINOÁCIDOS, PEPTÍDIOS E PROTEÍNAS As proteínas são as macromoléculas biológicas mais abundantes que ocorrem em todas ascélulas e em todas as partes das células. Também ocorrem em grande variedade e exibem umaenorme diversidade de funções biológicas, além de serem os produtos finais mais importantes.São também os instrumentos moleculares por meio dos quais a informação genética é expressa.Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave para a estrutura de milharesde proteínas diferentes. Tais unidades se resumem a 20 aminoácidos que se ligam de maneiracovalente em seqüências lineares características. Podem atuar como enzimas, hormônios,anticorpos, transportadores, fibras musculares, proteína do cristalino do olho, penas, teia dearanha, chifre de rinoceronte, proteínas do leite, antibióticos, venenos de cogumelos, etc.
AMINOÁCIDOS
As proteínas são polímeros de aminoácidos, com cada resíduo de aminoácido (perda doselementos da água quando um aminoácido é unido a outro) unido ao seu vizinho por um tipoespecífico de ligação covalente. As proteínas podem ser degradadas (hidrolisadas) aos seusaminoácidos constituintes através de diversos métodos. O nome proteínas é dado com base nafonte em que foi primeiramente isolado e em suas características, como asparagina(primeiramente encontrada no aspargo) e glicina (grego glykos que significa doce).
Os aminoácidos compartilham características estruturais comuns
Todos os aminoácidos comuns são -aminoácidos. Eles possuem um grupo carboxila e umgrupo amino ligados ao mesmo átomo de carbono (carbono ). E diferem um dos outros nassuas cadeias laterais (grupos R), que variam em estrutura, tamanho e carga elétrica e queinfluenciam a solubilidade dos aminoácidos em água. Além destes, existem tambémaminoácidos menos comuns que podem ser resíduos de proteínas já sintetizadas ou estarem presentes em

Relacionados