Sutentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*
* UNIDADES DA MALWEE
* REVISTA ABRAÇAR
* ECOLOGIA
* Carbono Livre
* PRODUÇÃO X SUSTENTABILIDADE
* Peças produzidas a partir
do fio de poliéster PET
* Tratamento de Efluentes e
Reutilização da Água
* Ações Ecológicas
* Aterro Industrial Malwee
* Gás Natural - Gás SC
* Sacolas Oxibiodegradáveis
* DICAS DE CONSERVAÇÃO
* PRÊMIOS* CONTATO
* IMPRENSA
* VOCÊ SABIA?
* MAPA DO SITE
* Compromissos Malwee
* 12 Abraços pelo Planeta
* Criançada
* Parque Malwee
* Museu

Ecologia
Carbono Livre
Preocupação com o meio ambiente e as gerações futuras não é novidade na Malwee, uma empresa que mantém áreas de preservação ecológica desde sua fundação e que já no ano 2000, trocava o óleo BPF por gás natural. Deforma espontânea e inovadora, a Malwee foi pioneira no segmento têxtil a neutralizar os gases do efeito estufa, recebendo o selo Carbono Livre.
A empresa contratou uma consultoria externa para realizar seu inventário de emissão de gases do efeito estufa. Emissões diretas feitas pela fábrica e emissões indiretas, que levam em conta do consumo de energia elétrica ao transporte de cargas, viagens defuncionários - quer seja por carro ou avião - até os carros dos representantes comerciais espalhados em todo país foram calculados no período de janeiro a junho de 2007.

O resultado desse inventário foi comparado com o do inventário florestal da empresa, e apontou que o volume de árvores existentes plantadas e preservadas pela Malwee oferecia à empresa um superávit em neutralização de carbono. Oestudo foi baseado nos parâmetros de avaliação do IPCC - Intergovernamental Panel on Climate Change.
Para ser Carbono Livre a empresa apostou não somente em seu atual inventário florestal e no plantio de novas árvores. A Malwee investe continuamente em um grande conjunto de ações efetivas, buscando sempre tecnologias mais limpas e processos que reduzam o impacto ambiental.

Produção xSustentabilidade
A utilização de vários processos não agressivos ao meio ambiente refletem a filosofia da Malwee e de seus fundadores, que trabalham permanentemente na preservação dos recursos naturais. Mais do que isso, a empresa tem a responsabilidade de investir constantemente na melhoria dos processos produtivos e, conseqüentemente, preservar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida desta e das futurasgerações.
Peças produzidas a partir do fio de poliéster PET
Para costurar outros bons exemplos, a Malwee lançou na temporada de inverno de 2011 peças produzidas a partir do fio de poliéster PET e que continuam a ser inseridas em diversas coleções da marca. Trata-se de uma fibra de poliéster produzida a partir de material 100% reciclado de garrafas PET. A intenção da empresa é o resgate anual demilhões de PET da natureza. Através desse processo, diminui-se o volume de lixo, auxiliando na redução do consumo de material virgem a partir do petróleo, tendo reflexo direto em economia de energia e redução do aquecimento global.
Lavação com ozônio é diferencial sustentável
Sempre abraçando causas que envolvem a preservação da natureza, a Malwee optou pela utilização do ozônio nos processos de lavaçãode algumas peças de sua coleção em jeans.
O uso do ozônio reduz a utilização de produtos químicos, dando importância aos processos manuais e dispensa o uso da água. Além disso, os efeitos são conseguidos em um tempo menor, o que possibilita uma economia de energia. Outra vantagem é que, pelo fato de não desgastar muito o tecido, os resultados permanecem por muito mais tempo, aumentando o ciclo devida do produto.
Tratamento de Efluentes e Reutilização da água
Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) - TECNOBIO
Depois de utilizada na fábrica para fazer tingimentos, lavações de tecidos e estampas e, ainda, para o uso geral (jardim, banheiros, lavação de pisos), a água contaminada volta para um tanque chamado tanque de equalização. A partir deste ponto, a água é chamada de efluente.
No...
tracking img