Sustentabilidade e vida: uma proposta de reaproveitamento de lixo inorgânico na emef coronel raimundo leão.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura Plena de Ciências Naturais
Campus Universitário de Cametá









Sustentabilidade e vida: Uma proposta de reaproveitamento de lixo inorgânico na EMEF Coronel Raimundo Leão.











Gabriela dos Reis Braga











Cametá-PA
2012

Gabriela dos Reis BragaSustentabilidade e vida: Uma proposta de reaproveitamento de lixo inorgânico na EMEF Coronel Raimundo Leão.














Proposta de projeto apresentado na Disciplina de Tendências Educacionais para o Ensino de Ciências, orientado pelo Msc. Christian Vieira, como requisito básico de avaliação.


















Cametá-PA
2012
INTRODUÇÃO


As questõeslixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis (CADERNO SECAD, 2007). Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos da EMEF Coronel RaimundoLeão do município de Cametá venham inserir no seu cotidiano. Para tanto, utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu usodeve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens. Será proposto com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e conceitos, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância do reaproveitamento do lixo inorgânico a fim de diminuir o seu acúmulo, como também para poupar a natureza daextração inesgotável de recursos.











JUSTIFICATIVA


Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver e sua influência no mesmo aumentou muito depois da Revolução Industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente, melhores condições de vida, mas por outro lado, o progresso acarretou dificuldades. A expansãodas indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população. (EFFTING, 2007). Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc. Grande parte do que chamamos de lixo e que forma os chamados “lixões” nas ruas de nossacidade, e estes são compostos de materiais inorgânicos que podem ser reciclados utilizando técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos.
O investimento em reciclagem pode ser uma medida que dá oportunidade aos cidadãos do nosso município à preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram, diminui o desperdício e melhora a limpeza da cidade. Odesperdício é uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou na criação de novas formas de utilização. Como exemplos podemos citar a confecção de cestas e porta-retratos de jornais e revistas.
Além de reciclar e reutilizar é preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre ummétodo bastante relevante que é reduzir significativamente a quantidade de lixo, e isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos em nosso cotidiano. Como afirmou Lavoisier (1743-1749): “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”




PROBLEMÁTICA


A educação ambiental tem como objetivo disseminar o...
tracking img