Analise preliminar de risco no almoxarifado deuma empresa de telecomunicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO NO ALMOXARIFADO DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES






Teresinha Cardoso
Prof. Henrique Furtado Arruda
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia Segurança do Trabalho (SEG 070)
20/10/12





RESUMO


Este trabalho apresenta conceitos sobre a técnica de Análise Preliminar de Risco (APR) queserviram de base para avaliar os níveis de riscos de acidentes de trabalho em eventos perigosos verificados no almoxarifado central de uma empresa de telecomunicações. O método da pesquisa foi uma prática real que permitiu identificar os eventos perigosos, avaliar os níveis de risco e destacar qual evento perigoso possui maior risco de acidente de trabalho. Treinamentos específicos, manutençãopreventiva e proteção nos equipamentos podem garantir melhores resultados em relação à segurança e saúde dos trabalhadores..



Palavras-chave: Análise preliminar de riscos, Matriz de riscos.




1. INTRODUÇÃO


Este estudo teve como objetivo avaliar os níveis de riscos de acidentes de trabalho considerando os eventos perigosos identificados no almoxarifado central de uma empresa detelecomunicações, utilizando-se a ferramenta chamada Análise Preliminar de Riscos (APR).


Para aplicar a APR foram identificados 7 (sete) eventos perigosos. Neste estudo, a cada evento perigoso foi associado, qualitativamente, uma categoria de severidade da sua possível conseqüência e também a probabilidade da sua ocorrência. Por conseguinte, obteve-se o correspondente nível de risco.A partir da avaliação destes eventos perigosos montou-se a matriz de risco. Os níveis de risco são classificados seguindo metodologia da matriz de classificação de risco.

Neste trabalho, discorre-se sobre análise preliminar e matriz de risco e na sequência, apresentam-se o método da pesquisa, o resultado da pesquisa e por fim, as considerações finais.




2. ANALISE PRELIMINAR DERISCO (APR)

Primeiramente, diferencia-se risco e perigo, definindo-se que “risco é a medida das probabilidades e conseqüências de todos os perigos de uma atividade ou condição. Pode ser definido como a possibilidade de dano, prejuízo ou perda.” (TORREIRA, 1997).


“Risco é uma combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição (ões) com a gravidade dalesão, doença ou perda que pode ser causada pelo evento ou exposições.” (OHSAS 18001, 2007). “A avaliação dos riscos compreende a avaliação da frequência e da consequência do evento perigoso.” (CARDELLA, 1999).


Por outro lado, segundo Cardella (1999) perigo é,

a propriedade daquilo que pode causar danos. No entanto, identificar perigos é identificar substânciasperigosas, agentes perigosos, produtos perigosos, situações perigosas, eventos perigosos, operações perigosas ou eventos danosos. A escolha do tipo de perigo vai depender do método adotado e dos objetivos do estudo, porém a análise de riscos requer a identificação de eventos perigosos, pois a eles podemos associar frequências e conseqüências. Para identificar eventos perigosos identificam-se agentesagressivos, fontes, alvos e possibilidade de exposição. (CARDELLA, 1999).


Uma vez diferenciados risco e perigo, pode-se compreender melhor o que é APR:


a preliminary Hazard Analysis (PHA), também chamada de Análise Preliminar de Perigos (APP) consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinaros riscos que poderão estar presentes na sua fase operacional. A Análise Preliminar de Riscos (APR) é, portanto, uma análise inicial qualitativa, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possuindo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação...
tracking img