Sustentabilidade: perspectiva para o metal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade: perspectiva para o metal

Pedro Henrique Viana Rosendo
Curso de Engenharia Ambiental - Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Belo Horizonte, MG. engenhariaambientalunibh@yahoo.com.br

RESUMO: Este trabalho aborda a importância do alumínio no Brasil, e mostra a reciclagem como modelo de sustentabilidade a ser seguido, pois sua aplicação envolveinclusão social, logística reversa e redução de impactos negativos ao meio ambiente. Destaca-se a importância da Política de Resíduos Sólidos no país como incentivo a reciclagem, principalmente para as empresas do setor. Aponta os setores econômicos que mais crescem no país e que utilizam cada vez mais o alumínio em função de seus benefícios, principalmente ambientais. O alumínio mostra sua força para aeconomia do Brasil e por isso a necessidade de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e fortalecimento da reciclagem desse metal.

Palavras-chave: Reciclagem. Meio ambiente. Impactos. Economia. Sustentabilidade.
____________________________________________________________________________
1 Introdução
O uso de metal reciclado cresceu no Brasil nos últimos anos, sendo hoje líder mundialna reciclagem de latinhas de alumínio. São notórios os benefícios gerados pela reciclagem deste produto, tanto econômico quanto ambiental, preceitos básicos do desenvolvimento sustentável.
A reciclagem do metal, além de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente causa vários benefícios sociais, pois, de acordo com a ABAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALUMÍNIO – (2010) diminuem o volume de lixosólido e o consumo de energia, é fonte de renda para mão de obra não qualificada, cria a abertura de novos postos de trabalhos em empresas de reciclagem, aumenta a arrecadação de impostos, gera outros setores do segmento da reciclagem como as fábricas de máquinas para amassar latas, prensas e coletores, e contribui para a consciência ambiental da sociedade, já que é primordial sua participação nesseprocesso.
De olho no futuro, diversos segmentos da economia desenvolvem projetos, utilizando o alumínio como principal matéria prima, devido suas propriedades como durabilidade, leveza e reciclabilidade.
Partindo dessas premissas este trabalho tem como objetivo fazer um estudo da importância da reciclagem do alumínio e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais, caracterizando um modelode sustentabilidade.

2 Produção do alumínio no Brasil
O Brasil é um país rico em recursos minerais graça a sua formação geológica, variedade climática e extensão territorial. Entre esses minerais se destaca a bauxita, mineral responsável pela produção da alumina e alumínio. Apesar disso, tornou-se um grande exportador de alumínio apenas a partir de 1983, com investimentos privados egovernamentais.
A entrada do Brasil nesse mercado coincide com a formação da sociedade do consumo, idealizada no conforto e praticidade. O aumento da demanda por produtos industrializados nos países desenvolvidos e naqueles subdesenvolvidos industrializados gerou o crescente consumo desse metal, presente em diversos setores da economia.
A produção do alumínio no Brasil gera grandes benefícios econômicospara o país, mas em contrapartida trás diversos prejuízos ao meio ambiente, pois de acordo com a ABAL (2010), são necessárias “5 toneladas de bauxita para produzir 2 toneladas de alumina que, refinada, produz 1 tonelada de alumínio primário.” A FIG. 1 mostra a produção por setor no Brasil em 2010.

Figura 1- Produção Doméstica Por Setor
Fonte: ABAL, IBGE e MDIC.2010

2.1 Impactos ambientaisgerados na produção do alumínio primário
A conversão da bauxita em alumínio inicia uma séria de impactos ambientais, desde sua retirada, pois é necessário remover a vegetação e a camada superficial do solo, até a produção das placas de alumínio que emite vários poluentes a atmosfera.
A bauxita fica um pouco abaixo da camada superficial do solo, mesmo se a camada superior for restaurada após...
tracking img