Sustentabilidade organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tema: Sustentabilidade organizacional
Sala: A205
Alunas:
Rafaela Maria David RA:25129112
Elizangela RA:
Renata Keila RA:

TEMA
Sustentabilidade 

É um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro daspróximas gerações.
Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Justificativa
Quando falamos em sustentabilidade devemos linka-la com desenvolvimentoeconômico que consiste em: avanços, melhoras, mudanças positivas na economia, se entende que melhorou os indicadores de moradia, transporte, lazer, violência, alimentação e etc. Ao vivenciarmos esta qualidade de vida não podemos fechar os olhos para os riscos ambientais, as limitações ecológicas e para o aumento do bem estar humano.
Fica claro que as questões de sustentabilidade é algo complexoque vai além da limitação dos recursos naturais ou do aumento do conforto e envolve sim questões políticas e econômicas de total importância.
Com todas estas preocupações a respeito de desenvolvimento sustentável aconteceram a Conferencia Rio 92 e o Protocolo de Kyoto.Ocorreu muitos debates,muitas discussões e muitas divergências de idéias e de pontos de vistas e o principal foco que é odesenvolvimento sustentável ficou para escanteio.Existiu uma grande exposição dos problemas mas pouco ou nada se fez para resolve-los como realmente haver a implantação de novas tecnologias eco eficientes em setores chaves por exemplo.
Além disso, estas são questões que todos deveriam estar engajados como: políticos, ambientalistas e toda a sociedade.
A II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambientee Desenvolvimento Humano, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, teve como principal tema a discussão sobre o desenvolvimento sustentável e sobre como de reverter o atual processo de degradação ambiental.
Conhecida mundialmente como Rio 92, a conferência foi a maior reunião de chefes de Estado da história da humanidade com a presença de cerca de 117 governantes de países tentando buscar soluçõespara o desenvolvimento sustentável das populações mais carentes do planeta.
O evento foi acompanhado por todo o mundo e contou com a participação da sociedade civil organizada. Cerca de 22 mil pessoas, pertencentes a mais de 9 mil organizações não governamentais, estiveram presentes nos dois principais eventos da Conferência: a reunião de chefes de Estado, Cúpula da Terra, e o Fórum Global,promovido pelas ONGs.
O Protocolo foi assinado em Kyoto (Japão), em 1997. O documento estabelece aos países industrializados a redução das emissões de dióxido de carbono, ou seja, o protocolo impõe uma meta de redução desses gases na atmosfera.
Apenas as nações ricas são obrigadas a reduzir suas emissões, as outras em desenvolvimento como Brasil, China e Índia, embora sejam grandes poluentes, podemparticipar do acordo, mas não são obrigados a nada.
O Brasil embora não tenha muitos deveres no acordo, só sai ganhando com esse protocolo, pois qualquer projeto elaborado aqui com a finalidade de diminuir o efeito estufa  pode se transformar em crédito de carbono. Se por acaso algum país rico não conseguir ou tiver dificuldade de atingir a meta, ele poderá comprar esse crédito do Brasil.
Odocumento conta com a participação de centenas de países; porém, infelizmente, o sucesso do acordo não é total, pois os Estados Unidos (maior emissor de gases estufa na atmosfera) recusa-se a assinar o documento, bem como alguns outros países, como a Austrália.
O presidente George W. Bush alega que não existem provas suficientes que liguem o aquecimento global à poluição industrial e, além disso,...
tracking img