Suspense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Suspense
Suspense é um sentimento de incerteza ou ansiedade sobre as conseqüências de determinado fato.
Por extensão, em Literatura e Cinema, o termo suspense passou a designar um gênero de narrativa (de ficção ou não-ficção) em que predominam as situações de tensão, provocando temor ou eventualmente sustos, no leitor ou espectador.

Suspense (Teatro) – Momento ou passagem que faz nascer umgrande sentimento de angústia ou de dúvida; caráter daquilo que é susceptível de provocar este sentimento.

O SUSPENSE E SUAS VARIAÇÕES

Tecnicamente, define-se o Suspense como o momento no qual predomina um sentimento de apreensão, e no cinema é o recurso de narrativa que busca provocar no espectador este sentimento. Este momento de apreensão foi um recurso que sempre foi utilizado peloscineastas deste o começo do cinema para dar emoção as cenas de seus filmes. No entanto, era um recurso apenas, e não um gênero. Mas com o passar do tempo, assim como a comédia e o próprio drama, o suspense teve que ser catalogado como um gênero independente por causa dos inúmeros filmes que procurava-se se sustentar, do início ao fim, baseado neste tema: o da apreensão. Daí a necessidade de explicar,não o que é o suspense, mas o que é este gênero chamado suspense. Creio que a maneira mais plausível de tentar explicar o gênero é fazer uma comparação com o que chamamos Suspense e o que chamamos Terror, por exemplo. Isto porque muita gente pensa que tal filme é de suspense, quando é de terror, e outro fala-se que é de terror quando é de suspense. No entanto, como a figura acima bem exemplifica,também está presente e está associado a outros gêneros, subgêneros, movimentos e estilos, como: o filme de ação, aventura, policial, drama, ficção científica, etc.

.
O SUSPENSE E O TERROR
.
Imagine uma cena em que o personagem entra num prédio e toma um elevador que o levará ao 15º andar. Mesmo antes dele entrar no prédio o espectador é avisado que alguém colocou uma bomba no elevador. De modoque enquanto ele caminha para o elevador é mostrada alternadamente a sua tranqüilidade no caminhar e a bomba sinistramente instalada num canto alto do elevador e ligada a um dispositivo que será acionado quando o homem apertar o andar que pretende ir. O homem entra no elevador aperta o andar pretendido e tranquilamente volta ao jornal que estava lendo. O espectador que tudo havia acompanhado atéaquele momento, vê que a bomba foi acionada e passa a acompanhar o perigo que o homem está exposto (que não sabe de nada), no entanto, o espectador não pode fazer nada, apenas se contorce em sua tensão. Quando a bomba está na iminência de explodir alguma coisa acontece: o homem percebe a bomba no elevador ou alguém misteriosamente avisa-o por um celular ou alguém mais misteriosamente ainda entraem ação para salvá-lo. Seja como for, ele se salva! Ou aperta um botão e sai imediatamente do elevador que em seguida explode ou uma pessoa faz com que o elevador pare num andar antes do previsto e retira-o rapidamente do interior do elevador que em seguida explode. A música desde o início é aquela característica de cenas como esta que acompanha o desenrolar e se intensifica quando a bomba éacionada e chega ao clímax nos momentos finais da cena quando o personagem percebe o perigo.
Isto é o SUSPENSE!
.
Agora imagine a mesma cena sendo realizada de maneira que nem o personagem e nem o espectador saiba que existe uma bomba no elevador. O personagem tranquilamente caminha para o elevador. O espectador, embora saiba que alguma coisa vai acontecer, ele fica na expectativa, mas nãoapreensivo. Já que ele não sabe o que vai ocorrer. Porém, no momento em que o personagem aperta o botão do andar pretendido, a bomba dispara a sua contagem e no momento em que o personagem descobre que isto está ocorrendo o espectador também descobre junto com ele. O personagem leva um susto e o espectador também. A partir daí o personagem entra em desespero e o espectador (dependendo da qualidade da...
tracking img