Sus e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS AVANÇOS E AS DEFICIENCIAS DO SUS
Antes da criação do SUS, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social e os que não possuíam direito algum. Também vem aprimorando sua logística emdistribuição de medicamentos, onde se utiliza como base o numero de habitante de cada município para determinar à quantidade de medicamentos que será posto a disposição de sua rede de saúde.
Observa-se também que através do SUS, a população vem ganhando progressivamente novas modalidades de tratamentos abrangidos pelo SUS como, a Saúde bucal, Assistência Indígena, Saneamentos básicos, Alimentaçãoe nutrição, Laboratórios e hemocentros públicos.
O SUS pode garantir sua sustentabilidade através da garantia em lei onde, de toda a receita corrente do município, no mínimo 15% tem obrigatoriamente de serem gastos com a Saúde.
O SUS constitui uma política pública cujo princípio fundamental é a consagração da saúde como um direito universal, encontra-se em estruturação e, por isso, vulnerável atoda sorte de investidas para consagrá-lo ou para abortá-lo em seu fundamento maior.
A efetivação da saúde, portanto, em conformidade com os ditames constitucionais, exige providências de várias ordens, a começar pela reforma do Estado para torná-lo capaz de realizar a saúde como direito universal.
Assim, o SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário, cuidar e promover a saúde detoda a população, sendo um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. (Fonte Portal da Saúde).
Como foi explanado no fórum, poderíamos citar inúmeros avanços do SUS como os investimentos na prevenção de doenças e agravos, através de campanhas de vacinação, as campanhas com intuito de prevenir a proliferação de certasdoenças, enfim temos um sistema que garante, por exemplo, cerca de quinze mil transplantes de órgãos por anos, constituindo-se o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos, mas que não é público. Temos um sistema que oferece 130 milhões de dólares de vacinas por ano, um programa nacional de imunização que é reconhecido por toda a população. Aqui eudestaco também um fator importante: tanto o transplante de órgãos como o Programa Nacional de Imunização (o PNI) e o Programa Nacional de AIDS (DST, AIDS), vem oferecendo hoje, medicação para 180 mil pessoas dependentes de medicamentos de alto custo (inclusive)... Esses três exemplos sinalizam que, quando temos uma ação, um programa, uma política universal, qualquer cidadão brasileiro ou qualquermãe brasileira leva o seu filho no Dia da Campanha Nacional de Vacinação: a que mora numa mansão, a que mora num apartamento ou a que mora numa favela... Elas pegam seus filhos e os levam para vacinar, atendendo a convocação do sistema de saúde. São programas universais, todas as pessoas que recebem as medicações gratuitamente são de todas as classes sociais (sem extinção de classe social). Emtransplante de órgão ocorre da mesma forma, respeitando-se a lista de inscrição e trabalhando com o critério de risco também. Então são três exemplos que coloco, e que são muito bem avaliados. Como estava falando dos avanços, há também a inserção das ações de saúde bucal dentro do sistema de saúde, oferecendo ações de promoção, de prevenção e inclusive de cura. Há pessoas que até então não tinham acessoàs ações de saúde bucal e que, para terem precisavam de recursos para pagar o setor privado. Hoje, há um sistema que consegue implantar no país 28 mil equipes da “saúde da família”, com mais de 100 mil agentes comunitários de saúde visitando as pessoas, com cobertura de quase 100 milhões de pessoas. E tem um serviço de atendimento móvel de urgência que, por meio do 192, atende qualquer...
tracking img