Survey metodo de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Allison Barbosa da Silva
Anderson Barbosa da Silva
Daniel Wendeu Moreira Santos
Diego Henrique Vieira
Júlio César dos Santos
Thales Santiago da Silva






Metodologia Científica: Pesquisa de Survey








Santa Luzia
Faculdade da Cidade de Santa Luzia
2012
Allison Barbosa da Silva
Anderson Barbosa da Silva
Daniel Wendeu Moreira Santos
Diego Henrique Vieira
JúlioCésar dos Santos
Thales Santiago da Silva





Metodologia Científica: Pesquisa de Survey






Trabalho sobre Pesquisa de Survey apresentado em cumprimento das exigências da Disciplina Metodologia Científica, do curso de Sistemas de Informação, regida pela professora Diana de Cássia da Silva.


Santa Luzia
Faculdade da Cidade de Santa Luzia
2012SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PESQUISA DE SURVEY 4
Conclusão 4
3. ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SANTA LUZIA 5
Enquete 5
Conclusão 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
ANEXOS 10
INTRODUÇÃO

Com o objetivo de empregarmos os métodos, de leitura, fichamento, resumos e síntese de textos, livros e artigos estudados na disciplina de Metodologia Cientifica, do Curso de Sistema deInformação da Faculdade de Santa Luzia, a Professora Diana de Cássia Silva solicitou que fizéssemos um trabalho sobre a Pesquisa de Survey e Relatório sobre Enquete feita pelos alunos do primeiro semestre de 2012 do Primeiro Período dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia da Faculdade da Cidade de Santa Luzia, se observando as normas da ABNT para apresentação de trabalhosacadêmicos.
PESQUISA DE SURVEY

A partir da leitura dos capítulos do Babbie (1999, p. 77 – 92) e Echegaray (2001, p. 60-74) apresentaremos o conceito de Pesquisa de Survey e o impacto de seu uso no processo de democratização nos países da America Latina.
O Survey é um método de obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas de umapopulação sobre um assunto. Estes dados são obtidos de um instrumento de pesquisa, geralmente um questionário. Segundo Babbie (1999, p.78) surveys são muito semelhantes a sensos, se diferindo principalmente pelo fato de que um survey, tipicamente, examina uma parte da população, enquanto o senso geralmente implica enumeração de toda a população.
O Survey conforme relata Babbie (1999, p. 78) surgiu naantiga civilização egípcia em que os governantes dessa civilização tinham o objetivo de colher dados empíricos descrevendo seus súditos. Nos dias atuais o survey é utilizado em diversos segmentos como obter opinião da população sobre assuntos como pesquisas de mercado para a montagem de estratégia de marketing, opinião política, satisfação em relação à administração pública entre outros.
Conformeindica Echegaray (2001, p. 60 – 74) a pesquisa de survey traz algumas vantagens e desvantagens em seu uso, no âmbito político uma das vantagens é a contribuição na aproximação dos interesses dos representados e representantes. Como desvantagens Echegaray (2001, p. 60 – 74) cita que ”[...] as pesquisas são vistas como distorcendo o espírito de representação das instituições democráticas ao tornartrivial o papel das eleições e promover uma liderança irresponsiva[...]”.

Conclusão

Concluímos que o survey é um importante instrumento de pesquisa para se levantar a opinião de uma determinada população sobre o assunto pesquisado. O survey pode ser utilizado em vários segmentos. No ramo político ela tem como vantagem o auxílio aos representantes do povo sobre as prioridades destes,mas pode também influenciar negativamente porque ela não indica com precisão a opinião de toda a população já que coleta dados apenas de uma parte da população pesquisada.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SANTA LUZIA

No primeiro semestre de 2012 nos dias 28 e 29 de maio, como exigência da disciplina de Metodologia Científica ministrada pela Professora Diana de Cássia Silva, os alunos do...
tracking img