Surrealismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-----------------------
11 de Outubro de 2011

Surge na França na década de 1920.
Influenciado por Freud.
Mostra a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.Marco inicial: Publicação do Manifesto Surrealista, feito por André Breton.
Principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade “maravilhosa”,exaltação da liberdade de criação, entre outros.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias equalquer informação contrária a lógica.

LITERATURA
Os escritores rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia.
Livreassociação de idéias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e idéias do inconsciente.
Exemplo:
O Amor Louco de André Breton onde a construção do livro éfeita de situações vividas pelo autor, de sonhos fantasmagóricos, de rupturas narrativas intercaladas por fotografias e poemas, um destes premonitório, divagações e reflexões. Bretondescreve o amor através da sua própria vivência, vendo neste dois aspectos: o amor como comunicação do coração e o amor carnal, ao qual chama convulsivo. Esta separação entre o corpo e o espíritoquer Breton transformá-la em união total, em paixão.
Outro exemplo na literatura brasileira é o livro MACUNAÍMA, de Mário de Andrade. Escrito em apenas seis dias, com uma narrativa quaseautomática, reelabora temas de mitologia indígena e visões folclóricas.


surrealismo

Surrealismo
surgimento e história



Vladimir Kush (Moscou, 1965) é um pintor que seidentifica com o "realismo de metamorfose" ou "fine art", com desenhos e pinturas que formam imagens "impossíveis", se utilizando de truques de imagens e/ou elementos que se formam em outros.
tracking img