SurgimentoFabrica Milton Athayde 3

1286 palavras 6 páginas
O SURGIMENTO DO SISTEMA DE FÁBRICA
Milton Athayde
Com este texto visamos apreender o processo de gestação do “sistema de fábrica”, através da passagem do artesanato para a manufatura, da sociedade feudal para a capitalista. Vamos dar ênfase ao modo de pensar e agir que, seguindo determinadas regras, dá suporte a este processo.
1. Antes das fábricas
A organização de tipo artesanal nos mostra trabalhadores manuais (mestres, companheiros, aprendizes) que utilizam seu potencial intelectual e cujo destino se encontrava em grande parte em suas próprias mãos. Trabalham a matéria prima com seus próprios instrumentos, com seus próprios conhecimentos técnicos (seu “saberfazer”, seu ofício), criativamente. Produzem para o consumo, mas não como seus escravos. Tão pouco estabelecem entre si relações do tipo patrão-empregado, embora as
“Corporações de ofício” funcionassem com regras autoritárias.
Enquanto isto, os futuros patrões acumulam riqueza (e poder) no circuito da circulação de mercadorias – no MERCADO. São comerciantes que, na luta contra a aristocracia, os grandes senhores das terras e os trabalhadores artesãos, vão se constituindo em classe proprietária, dominante, com o estabelecimento da sociedade capitalista. Com o desenvolvimento da sociedade feudal, a agricultura gera excedente, fornecendo matérias primas-básicas para a produção artesanal, permitindo a intensificação do comércio. A constituição do mercado faz emergir a figura do comerciante como elemento indispensável, passo a passo:
 Um 1º momento decisivo é aquele em que ele se interpõe ente o mercado e o artesão, com o monopólio da comercialização dos produtos.
 Um 2º momento: que ocorre, por exemplo, na produção têxtil e de cerâmica, os negociantes criam a produção por encomenda a domicílio (o “putting-out-system”), interferindo de forma mais efetiva, pois também veda o acesso às matérias-primas, além de pretender definir a quantidade de produtos. Ficavam, então, em melhor situação para definir o valor do

Relacionados