Surgimento a sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1: Escreva sobre 02 acontecimentos históricos e as mudanças por eles provocadas que contribuíram para o surgimento da sociologia.
R: A Revolução Industrial foi importantíssima no surgimento da sociologia, foi o triunfo da indústria capitalista (conversão das grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos; desintegração de costumes e das instituições vigentes).Reordenação da sociedade rural, destruição da servidão, desmantelamento da família patriarcal. Emigração do campo para a cidade engajou mulheres e crianças em jornadas de 12, 16 ou 18 horas diárias, sem férias e feriados, ganhando salários miseráveis que mal dava para comprar alimentos.
Aparecimento de grandes cidades, indústrias que se espalharam pelo mundo.
O capitalismo gerou uma desigualdade socialenorme, pois enquanto os burgueses enriqueciam cada vez mais, o proletariado vivia o crescimento demográfico sem moradias, serviços sanitários, de saúde...
Aumento da prostituição, do infanticídio, do alcoolismo, do suicídio, surge epidemias de doenças contagiosas, como a cólera, da criminalidade.
Um fato marcante foi o aparecimento do proletariado e o seu papel na sociedade capitalista.
Atos desabotagem, explosão de oficinas, evoluindo para a criação de associações e sindicatos.
As classes operárias começam a se organizar para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho.
Produção de jornais, críticas ao capitalismo, inclinando-se para o socialismo como instrumento de mudanças.
A Revolução Francesa foi o ultimo acontecimento histórico que influenciou na criação daSociologia. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa (monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia, e as pessoas que antes eram servos passam a serem cidadãos. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças queocorreram antes, durante e depois da Revolução Francesa, fez com que os pensadores e políticos de época refletissem sobre a sociedade em que viviam.

Resumindo: Tais acontecimentos proporcionaram a criação de um cenário de instabilidade e contradição: miséria e injustiças sociais, ascensão política da burguesia, investimento em tecnologia, aumento da produção, consolidação do processo deindustrialização, êxodo rural e consequente processo de urbanização, surgimento de um grande numero de desempregados, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe. È neste cenário, que surge a necessidade de formatar uma ciência capas de interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, polita e econômica.Pergunta 2: Escreva sobre 03 diferenças existentes entre as ciências naturais e as ciências sociais.
R: A primeira diferença é a mais perfeita definição da diferença entre ambas: as ciências naturais estudam fenômenos relativamente simples e fáceis. Já as ciências da ação humana estudam fenômenos relativamente complexos. Ou, ainda mais apropriado fenômenos extremamente complexos.
Emtermos mais práticos, o que distingue um praticante das ciências naturais – como um químico, um físico, um biólogo, um medico – de um economista é o fato de que o químico, o físico, o biólogo e o medico estudam fenômenos simples e fáceis, em termos relativos, ao passo que estudiosos das ciências sociais lidam com fenômenos de extrema complexidade.
Os fenômenos do mundo da economia são extremamentemais complicados que os do mundo das ciências naturais porque o grau de complexidade conceitual e categórico é infinitamente maior. Ao passo que na física você pode isolar variáveis e trabalhar com constantes, nas ciências sociais são sete bilhões de seres humanos interagindo entre si de forma espontânea, imprevisível e criativa. Cada interação humana cria um conhecimento que antes simplesmente...
tracking img