Surgimento dos Estalheiros

8583 palavras 35 páginas
RESUMO

Este trabalho busca discutir de forma prática e de simples entendimento de como se deu a evolução da construção naval mundial e da indústria naval brasileira, destacando os principais produtores navais como Japão, Coréia do Sul, Europa que por sua vez foi analisada por um todo, Cingapura e china. Descrevendo a história da indústria da construção naval nestes países desde seu surgimento até o auge, o período de crise dessa indústria e seus impactos no trabalho. Destacando também as características deste segmento e as estratégias adotadas por cada país, em virtude da qual a construção de navios mercantes de grande capacidade constitui um mercado mundial totalmente livre, aberto e extremamente competitivo, submetido a uma forte concorrência internacional no que respeita aos tráfegos, o que implica a compra de navios pelos armadores ao estaleiro que mais barato vende.

Alem de explicar como foi a evolução dos países, o trabalho aborda também como se deu a evolução da produção dos diferentes tipos de navios nos principais países abordado e a evolução dos métodos de construção naval explicando as principais fases.

INTRODUÇÃO

Na construção naval, os laços interindustriais, ou seja, firmas que em geral dependem das inovações tecnológicas em grau mais elevado que se conectam aos principais fornecedores, ajudam a regular a competitividade das indústrias nacionais e o padrão desta atividade no mundo. A respeito da construção naval, a exemplo de outras indústrias, o tamanho das empresas é um fato decisivo na determinação do padrão inovador.

As transferências de tecnologia de produto se materializam em projetos. A indústria de construção naval da Coréia do Sul foi um dos principais beneficiários deste tipo de processo. Um exemplo disso foi em 1973 em que a HYUNDAI que recebeu uma licença do estaleiro escocês Govan e a Samsung que se beneficiou da licença concedida pela Burmeista & Wein para a construção de cinco graneleiros Panamax.

Os

Relacionados