Surgimento das coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

No nosso cotidiano, vivemos em contato com máquinas e tecnologias que, acredite, demoraram muito tempo para serem “planejadas” e desenvolvidas. Coisas que passam pelo nosso dia-a-dia sem que percebamos ou paremos para imaginar sua origem, sua história.
É fato que estas coisas foram feitas e, de certa forma, nos trazem benefícios e melhorias, portanto, é realmente interessantepodermos descobrir a “história” por trás destas coisas. Se há mais alguém como nós (interessados e curiosos por descobrir de onde vieram as coisas), não deixe de ler as páginas seguintes, afinal, elas nos trazem a resposta a qual procuramos e o conhecimento que necessitamos.

Como surgiu:

1 – Telefone:

O dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci que o chamoueletrofonecado, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública registrada da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.

No Brasil os primeiros telefonesforam instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio à Petrópolis.

A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos proprietários, é incorporada, em junho de 1889, à Brasilianische Elektricitats Geselschaft,com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de 30 anos.

Em 1906, um incêndio destrói a central telefônica na Praça Tiradentes, no Rio, deixando a cidade sem telefone por 7 meses.

No Rio Grande do Sul o serviço telefônico iniciou em 1885, em Pelotas, com a União Telefônica.
Em Portugal as primeiras experiências de telefone iniciaram-se em 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Centraldo Cabo em Lisboa. A primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa a 26 de Abril de 1882 pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd que tinha a concessão atribuída desde 13 de Janeiro de 1882. A concessão foi transferida para a The Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em 1887 que a manteve até 1968.

O primeiro serviço de telefone automático foi inaugurado em Portugalem 1930 e em 25 de Setembro de 1937 a APT inaugurou a primeira estação automática na Estrela em Lisboa. Nesse ano a rede da APT tinha 48 000 assinantes.
Tecnologia

Os primeiros telefones eram conectados à uma central manual, operada por uma telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para gerar a “corrente de toque” e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação dousuário, comutava os pontos manualmente através das “pegas“. Assim um assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser providos de “discos” para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 60 quando começaram a surgir ostelefones com teclado eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam a “discagem“, pois demorava menos para teclar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla deprimida (carregada). Posteriormente com o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais rápido.

Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet,usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs – Adaptadores para telefones analógicos, dispositivos que...
tracking img