Surdez em academias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado por algumas ONGs e cientistas sociais inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores. Muitos, entretanto, consideram que essa tendência politicamentecorreta tende a levar os portadores a uma negação de sua própria situação e a sociedade ao não respeito da diferença. Atualmente, porém, esta palavra está voltando a ser utilizada, visto que a rejeição do termo, por si só, caracteriza um preconceito de estigmatização contra a condição do indivíduo revertida pelo uso de um eufemismo, o que pode ser observado em sites voltados a pessoas deficientes éque o termo deficiente é utilizado de maneira não-perjorativa [1], [2], [3]
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades.
Desde a Declaração de Salamanca, surgiu o termo necessidades educativas especiais,que veio a substituir o termo criança especial, anteriormente utilizado em educação para designar a criança com deficiência. Porém, este novo termo não refere-se apenas à pessoa com deficiência, pois engloba toda e qualquer necessidade considerada atípica e que demande algum tipo de abordagem específica por parte das instituições, seja de ordem comportamental, seja social, física, emocional oufamiliar.

Por esta razão, o surdo só será também mudo se for constatada clinicamente deficiência na sua fala, impedindo-o de emitir sons.
Portanto, a surdez e a mudez são duas deficiências completamente divergentes.
Existem vários graus de surdez: Leve-moderada, severa e profunda.
A criança que é surda consegue adquirir uma linguagem da mesma maneira que as crianças ouvintes, desde que emcontacto directo com surdos. Ser surda não a torna um ser com possibilidades a menos, mas sim com possibilidades diferentes. A linguagem da criança ficará comprometida se não tiver um acompanhamento familiar e educacional, podendo retrair-se isolando-se muitas vezes.
A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença por nunca terem ouvido nunca aprenderam a falar.

Em suma,o termo surdo-mudo tem sido encarado pela cultura surda como um erro social, devido ao facto de que o surdo viveria num “silêncio” rotulado pela própria sociedade, pelo facto da sociedade não ter o conhecimento do significado real das duas palavras.
Uma pessoa pode ser muda por não ter aprendido a usar a fala ou porque, em alguma fase de seu desenvolvimento, foi acometida de distúrbio queacarretou a mudez.
Mudez é a condição do indivíduo incapaz de falar. Entre a condição normal e a mudez existe uma gama de distúrbios da fala (afasias), geralmente decorrentes de transtornos do sistema nervoso central, nos centros coordenadores da compreensão e da conversão das idéias em símbolos aptos para a transmissão verbal.
O primeiro estágio no desenvolvimento da fala é a associação de certossons (palavras) a sensações visuais, táteis, auditivas, olfativas e outras, originadas do mundo exterior. Essas associações, várias vezes repetidas, são armazenadas na memória, o que permite formular palavras, por meio de complexos mecanismos relacionados ao aparelho fonador. O processo se acompanha do aparecimento e diferenciação de conexões entre o córtex auditivo (onde se projetam as impressõesauditivas) e o motor (correspondente aos músculos respiratórios, da laringe e da faringe, músculos da língua e dos lábios). A expressão sonora da palavra envolve a coordenação perfeita de todos esses músculos.

Causas da mudez. A criança pode não falar por não lhe terem ensinado a fazê-lo, como já se registrou no caso de filhos normais de pais mudos que vivem em estado de isolamento. O tipo de...
tracking img