Suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: GESTÃO DE SUPRIMENTOS E RECURSOS MATERIAIS

São Paulo, 08 de junho de 2011

SUMÁRIO

1 - Introdução

2 - Gestão de Estoque Grupo Pão de Açúcar
2.1. Ferramenta
2.2. Estoques do CD (Centros de Distribuição)
2.3. Nova Cultura
2.4. Resultados

3 – O produto sempre na mão do consumidor

4 -- Pedidos pela Internet

5 – Conclusão

6 – Referências

1 - IntroduçãoGrupo pão de açúcar
Fundado em 1948, o Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil. O Grupo Pão de Açúcar, que completou 60 anos em 2008, é hoje a maior empresa de distribuição do País com mais de 1.300 unidades, entre super e hipermercados, lojas especializadas, atacarejo (cash&carry), além de postos de combustíveis e drogarias. Ao se unir à Casas Bahia, aempresa passa a ser o maior empregador privado do País, com mais de 140 mil funcionários e mais de 1.800 lojas. A companhia mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas.

Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, a empresa mantém uma estruturamultiformato com os modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assaí Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, através do site www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com os sites www.extra.com.br ewww.pontofrio.com.br. Uma vez implementada a associação com Casas Bahia, também passará a atuar através do site www.casasbahia.com.br.

O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em 2009, o Grupo registrou faturamento bruto de R$ 26 bilhões (já consolidadas as vendas registradas pelo Ponto Frio no segundosemestre). Os principais objetivos da Companhia para o ano de 2010 são: expansão, especialmente da rede Assai (atacarejo) e Extra Fácil (lojas de proximidade); crescimento de vendas mesmas lojas acima da inflação; manutenção do programa já implementado de controle de despesas; maiores ganhos de eficiência; melhoria do retorno sobre capital investido; e consolidação da cultura corporativa meritocrática.Memória
Em 07 de setembro de 1948 tem início a História do Grupo Pão de Açúcar. Em mais de 60 anos, a empresa, que sempre manteve um olhar atento aos desejos dos seus consumidores, vai construindo sua história, marcada por inovações, responsabilidade socioambiental e compromisso com o Brasil.

2 – Gestão de Estoque
Desde 1997, a Companhia Brasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açúcar, umadas maiores redes varejistas do País, primeira no ranking da Associação Brasileira de Supermercados em número de lojas – vem colocando em prática um projeto que visa a melhorar a gestão de estoques da rede, composta por 10 CDs divididos por linhas de produto e região e 416 lojas espalhadas por todo o Brasil, sob as bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Barateiro e Eletro. O projeto, que teve aparticipação da consultoria americana Booz Allen & Hamilton, no Brasil desde 1965 e com um faturamento anual de U$ 1,8 bilhão, foi uma das estrelas do Fórum Nacional de Logística, realizado pelo Coppead-UFRJ.
Um dos principais objetivos do Grupo com o projeto era melhorar a gestão de estoques, reduzindo os custos causados pela estocagem excessiva e aumentando a confiabilidade, reduzindo o problemade falta de produtos nas lojas e CDs, o chamado stock-out, que apresentava índices elevados. Uma e outra situação eram causadas pelo gerenciamento adotado até então pelo grupo – um sistema muito comum no varejo brasileiro – baseado na reposição manual, sem o auxílio de uma ferramenta de análise e controle e apoiado fortemente no feeling dos gerentes de compra que, embora bastante afinado, era...
tracking img