Supraespinhoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ LÍGIA FONTANA

PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PÓSOPERATÓRIO DE TENDINITE DO SUPRA ESPINHOSO: ESTUDO DE CASO

CASCAVEL 2005

11

LÍGIA FONTANA

PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PÓSOPERATÓRIO DE TENDINITE DO SUPRA ESPINHOSO: ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado à Banca Avaliadora como requisito para a obtenção do título de Bacharel emFisioterapia da Faculdade Assis Gurgacz -FAG.

Orientador: Profº. Rodrigo Genske

CASCAVEL 2005

12 LÍGIA FONTANA

PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PÓS-OPERATÓRIO DE TENDINITE DO SUPRA ESPINHOSO: ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado à Banca Avaliadora como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia da Faculdade Assis Gurgacz – FAG.

BANCA AVALIADORA___________________________________________ Prof.º Esp. Rodrigo Genske Orientador

___________________________________________ Profª. Esp. Leda Paes Walcker Avaliadora

___________________________________________ Profª. Msc. Ione Bertoncello Avaliadora

13

Pai e Mãe antes mesmo dos meus sonhos, haviam os de vocês; planejando, imaginando o que seria da vida do filho que estaria por vir.Junto com os sonhos, havia a batalha, a luta, o esforço, para por muitas vezes, oferecer a mim as chances e oportunidades que a vocês não foram oferecidas. Se cheguei ao final, ileso e com ânsia de prosseguir, foi porque vocês sempre estiveram ao meu lado me apoiando, e não deixando eu desistir. Por isso e por muito mais agradeço por vocês fazerem parte da minha vida. Muito obrigado, Amos vocês. 14 AGRADECIMENTOS

A Deus pela vida, e por ter me acompanhado durante esta jornada; Aos Meus pais Roberto e Elizene, pelo apoio e dedicação; Ao meu namorado pela compreensão e paciência; Ao meu orientador Rodrigo Genske; A professora Leda Paes Walcker pela atenção e ajuda que me deste; Ao Dr. Vilson Dalmina pela colaboração e sugestão dadas ao trabalho; A paciente pela gentileza e boa vontadede participar da pesquisa; A minha colega Ana Carla Osório por ter me ajuda do durante as dificuldades que encontrei ao realizar esta pesquisa.

15 RESUMO

O presente trabalho visa demonstrar a eficácia da associação da cinesioterapia e a crioterapia no tratamento da tendinite do supra espinhoso. Este estudo observou a evolução de um caso clínico de uma paciente de sexo femininos de 42 anos,com 15 dias de pós-operatório. Para a realização do tratamento proposto foram utilizados exercícios de cinesioterapia para membros superiores e a associação de crioterapia. Para a avaliação deste estudo utilizou-se da escala de dor (VAS), anamnese, exame físico e goniometria. Após o tratamento a paciente apresentou uma significativa diminuição do quadro álgico, comparando-se com o início dotratamento. Houve um aumento significativo nas ADM. Na função muscular, todos os músculos avaliados obtiveram grau 5 ao final do tratamento. Todas as atividades da vida diária da paciente deste estudo foram restauradas. Foi observado que a cinesioterapia associado a crioterapia é um excelente recurso a fisioterapia por apresentar quesitos favoráveis à inibição da dor, aumento da ADM, da função musculare recuperação das AVD. Assim, a crioterapia potencializa a ação da cinesioterapia levando a uma reabilitação mais eficaz.

Palavras-Chaves: Cinesioterapia, crioterapia e tendinite do supra espinhoso.

16

17 ABSTRACT

The present assignment aims to demonstrate the effectiveness of the association of the cinesiotherapy and the criotherapy in the treatment of the supra prickly tendinite.This study observed the evolution of a clinical case of a female patient of 42 years, with 15 days of postoperation. To the accomplishment of the considered treatment were used exercises of cinesiotherapy in the superior members and the criotherapy association. To the assesssment of this study it was used of the pain scale (VAS), anamnese, physical examination and goniometry. After the treatment...
tracking img