SULFATO FERROSO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O sulfato ferroso é um sal inorgânico e pode ser encontrado em vários estados de hidratação na natureza. O grau é definido pela quantidade de moléculas de água ligadas ao composto, podendo ser chamado de sulfato ferroso, mono, tetra, penta ou hepta hidratado. No experimento realizado, a síntese do sulfato ferroso foi realizada a partir da solução de ácido sulfúrico com a palha de aço, emquantidades proporcionais. A filtração é um método que pode ser usado para separar partículas sólidas de um líquido, é efetuada passando-se a mistura através do papel de filtro e por ação da gravidade, acontece a filtração simples.
A dosagem do sulfato ferroso se dá por meio da técnica de permanganimetria que é um método volumétrico onde a titulação é efetuada com KMnO4. Quando o meio é fortementeácido forma-se Mn2+ segundo a reação:
MnO4- + 8H+ + 5 e- Mn2+ + 4 H2O.
A solução de KMnO4 é de coloração violeta forte, tingindo de rosa, com apenas uma gota, 100 mL de solução incolor. Como o Mn2+ é incolor, ao cessar a reação, a primeira gota de excesso de KMnO4 tingirá de rosa a solução mostrando o final da mesma. Como a reação é de óxido redução, qualquer reagente com característicasoxidantes ou redutoras introduzido ou gerado no meio pode agir como interferente.
O ferro, por sua vez, que se encontra na forma de Fe2+ na solução de FeSO4 passa a Fe3+ através da ação do KMnO4. A solução resultante por vezes pode ficar amarelada devido a coloração do Fe3+, incomodando a visualização do ponto final. Esse problema pode ser eliminado adicionando-se cerca de 5 mL de H3PO4 1/1, que agecomo sequestrante de Fe3+, tornando a solução incolor.
OBJETIVO
Esse experimento tem como objetivo obter o preparo e a dosagem do sulfato ferroso a partir do método da permanganimetria. Medir o rendimento do processo através dos dados obtidos anteriormente, assim como, serão abordados conceitos como oxi-redução, permanganometria em meio ácido, solubilidade, relação soluto/solvente.
PESQUISABIBLIOGRÁFICA
A Química Inorgânica, é o ramo da ciência que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem carbono coordenado em cadeias.
O ferro é um metal branco-acinzentado, magnético, tenaz, e dúctil quando frio, se aquecido ele adquire consistência plástica. Ele pode se unir diretamente a maior parte dos não metais e dissolve-se nos ácidos diluídos. Ao ar úmido, suacorrosão é muito acentuada. O ferro é bivalente nos compostos ferrosos e trivalente nos compostos férrico. O ferro possui duas formas cristalinas: ferro alfa (ferrita) cúbico centrado, estável abaixo de 910 ºC e o ferro magnético até 768ºC. Os sais de ferro (II) ou ferrosos, são derivados do óxido de ferro (II), FeO. Em solução, eles contêm o cátion de Fe2+ e normalmente possuem uma coloraçãoverde-clara.  Os íons de ferro (II) são facilmente oxidados a ferro (III), sendo então agentes redutores fortes. Quanto menos ácida estiver a solução, mais pronunciado será este efeito, e quando em meio neutro ou alcalino, os íons de ferro (II) oxidarão até mesmo com oxigênio atmosférico, portanto, suas soluções devem ser ligeiramente acidificadas, quando forem esticadas por um tempo maisprolongado.Sulfato de ferro (II), também chamado sulfato ferroso é um composto químico com fórmula FeSO4. Os médicos sempre prescrevem ingestão de ferro às pessoas anêmicas, mais precisamente de íons Ferro II (Fe2+), que podem ser encontrados em sais de Ferro II  (Fe2+SO2- 4), que é conhecido popularmente como sulfato ferroso. Mas estes íons (Fe2+), podem ser encontrados naturalmente em nossa alimentação,exemplos de alimento rico em ferro é o fígado de boi, açaí e flocos de cereais, que contém a quantidade de ferro equivalente a do fígado de boi.
MATERIAIS E REAGENTES
-Materiais utilizados
2 Suportes universal
Baqueta
Luvas
Bureta 80mLBalão volumétrico 250mL2 béqueres 100mL
1 béquer 250mL
2 funis
2 provetas (50mL e 100mL)
Erlenmeyer 250mLPera de sucção
Pinça de crisol
Garra
Anel
Papel...
tracking img