Suicidio entre homens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUICÍDIO E TENTATIVA DE SUICÍDIO EM HOMENS: TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Aluna: Iliane Freitas Ferreira
Orientador: Prof Me Helder de Pádua Lima

RESUMO

Trata-se de um estudo bibliográfico que objetivou analisar as tendências de artigos científicos nacionais que abordam o suicídio ea tentativa de suicídio em homens. As produções científicas foram identificadas nas bases de dadosLilacs e Scielo. Para a identificação dos estudos foram utilizados os descritores tentativa de suicídio, suicídio e homens. Foram utilizados artigos científicos em português, originais, disponíveis na integra em meio eletrônico. Com tal método, foram identificados 10 estudos. Os dados foram coletados através de formulário, organizados em quadros e analisados conforme o método de análise temática. Osresultados apontam para as seguintes tendências das produções selecionadas: diferenças de sexo e gênero nas tentativas de suicídio e suicídio, meios mais utilizados por homens, associações com perfil sociodemográfico e clínico e práticas profissionais para tais pessoas. Tais achados contribuem para saber os principais apontamentos da literatura estudada, as limitações no que concerne aos temas queainda precisam ser elucidados, bem como a avaliação, fortalecimento e efetivação de políticas públicas e práticas de saúde que considerem tal problema.

Descritores: Tentativa de suicídio, suicídio, homens.

INTRODUÇÃO
O desejo de escrever sobre o suicídio surgiu diante de casos de óbitos ocorridos, por decorrências de suicidas na comunidade que resido e a forma como é praticada, a qual nãohá atenção para nenhuma dor o único interesse é por fim a sua própria vida. Minha preocupação estendeu-se aos familiares dos falecidos que sofrem consequências, sócias e econômicas.
Percebe-se na literatura os principais fatores de suicídio esta relacionado em situações diversas, como a droga, doenças terminais, depressões, história progressiva do individuo, familiar sexo e idade, outros dadosimportante é que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o aumento da mortalidade do suicídio em todo o mundo. Podemos descrever que é um caso de saúde pública. A incidência de morte por suicídioérelevante em homens tanto no nível sócio econômico, como no familiar e conjugal. Além das notificações de morte por suicídio, atribuem também o preconceito familiar e sociedade(OMS, 2008).
Segundo aPortaria 1.876, de 14 de agosto de 2005. Institui Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a serem implantadas em todas as unidades federais, respeitadas as competências das três esferas de gestão: Organizar linha de cuidados integrais (promoção, prevenção, tratamento e recuperação) em todos os níveis de atenção, garantindo o acesso às diferentes modalidades terapêuticas; identificar aprevalência dos determinantes e condicionantes do suicídio e tentativas, assim como os fatores protetores e o desenvolvimento de ações Inter setoriais de responsabilidade pública, sem excluir a responsabilidade de toda a sociedade (BRASIL, 2006).
Acredita-se que as tentativas de suicídio superem o número de suicídios em, pelo menos, dez vezes, porém os registros oficiais sobre tentativas desuicídio são mais escassos e menos confiáveis do que os de suicídio (Organização Pan-Americana da Saúde/MS, 2007).
Tentativa de suicídio é um ato de consequências não fatais no qual o indivíduo inicia deliberadamente um comportamento que lhe causará dano, se não houver intervenção de outrem, ou, deliberadamente, ingere uma substância em excesso face à habitual prescrição ou uso terapêutico reconhecido,a fim de provocar alterações desejadas por ele mesmo, a partir de consequências reais ou esperadas(OMS,2007).
Suicídio ocupa a terceira posição entre as causas de morte na faixa etária de 15 a 44 anos no mundo. Estima-se que os casos de tentativa de suicídio são 10 vezes mais frequentes do que o suicídio êxitos (OMS, 2007).
O Brasil tem uma média de 24 suicídios oficialmente registrados por...
tracking img