Sugestoes de atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
22

Tirinha e História em Quadrinhos
O que é: Trata-se de um texto sincrético (utiliza mais de um recurso de expressão) que avalia o verbal e o visual em um mesmo enunciado. Diferem-se na quantidade de quadrinhos, geralmente as Tirinhas são compostas de três ou quatro quadros e as Histórias em Quadrinhos acima de cinco quadros. Circula em jornais e revistas em uma faixa horizontal, em geral,na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões. Características: Unidades Narrativas Voz do Narrador Indicadores de Ação Os desenhos vêm delimitados por linhas retas, que formam quadros e estes constituem as unidades narrativas mínimas. A “voz” do narrador pode manifestar-se no que chamamos de legendas, ou seja, espécies de orientações que descrevem algum fato ou informa alguma coisa, que o narradorpassa ao leitor para conferir e ampliar o sentido das imagens e dos textos dos balões. Embora as imagens sejam fixas, os autores utilizam recursos visuais que sugerem ação e movimento, conferindo ritmo às cenas e dando vida às figuras. São muito importantes, pois é através deles que ficamos sabendo das falas e pensamentos das personagens. Há diversos tipos de balões: Balão-fala Balão-pensamentoBalão-cochicho

Balões Balão-berro (grito) Balão-uníssono Balão-transmissão

Onomatopeia

É uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias que em geral são de entendimento universal e muito usadas para enriquecer a cena na qualaparecem. Ex: Clap! Clap! (palmas), Crash! (batida), Nhec! (rangido), Splash! Tchibum! (mergulho), Zzz! (zumbido ou alguém dormindo). São palavras e/ou expressões que traduzem emoções, sentimentos, sensações, estados emocionais, etc. das personagens. Costumam vir acompanhadas do ponto de exclamação. Ex: Viva! (felicidade), Ai! Ui! (dor), Coragem! Eia! (animação), Arre! Irra! (impaciência), Ó!, Olá!,Alô!, Psiu!, Psit!, (apelo ou chamamento).

Interjeição

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

23

Atividades a) b) c) d) e) f) 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7) Qual é o gênero textual? Qual é o tipo discursivo? Qual é o domínio discursivo desse gênero? Qual é a sua finalidade/função sócio-comunicativa/para que serve/objetivo?Quais são as principais características? Qual é o público-alvo desse texto? 2. 3. 4. Qual é o tema e o assunto do texto? (D1) Segundo a professora, o que Calvin deverá fazer para ganhar muito dinheiro? (D2) Nas frases abaixo as palavras destacadas se referem a quem: (D15)

a) “Eu quero ganhar muito dinheiro quando me formar.” (2º quadrinho) ________________ b) “Nesse caso, meu jovem, sugiro...”(3º quadrinho) ________________ c) “O quanto você se aplica...” (3º quadrinho) ________________ 5. Na frase “Eu quero ganhar muito dinheiro.” (2º quadrinho), a palavra sublinhada dá ideia de quê? (D11) No 4º quadrinho, como Calvin sente-se? (D8)

6. 7. a) b) c) d)

Na frase “Será que eu estou mesmo recebendo toda a formação de que irei precisar para competir em uma economia globalizada?” (2ºquadrinho), a interrogação indica: (D21) Espanto. Admiração. Dúvida. Continuidade.

8. No último quadrinho o que podemos entender pela fala de Calvin ? (D3) 9. O que a expressão de Calvin no 3º quadrinho indica? (D8) 10. No trecho “... sugiro que você comece a estudar de verdade” (3º quadrinho), o que o autor sugere ao utilizar a palavra em destaque? (D28) 11. No trecho “Nesse caso, meu jovem...”(3º quadrinho), a palavra em destaque foi utilizada com ironia pelo autor? Justifique (D23)

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS / SRE - CURVELO

24

Atividades a) b) c) d) e) f) 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7) Qual é o gênero textual? Qual é o tipo discursivo? Qual é o domínio discursivo desse gênero? Qual é a sua finalidade/função...
tracking img