Sudeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1792 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO - SUDESTE





FORTALEZA - CE
2011

REGIÃO SUDESTE
ASPECTOS HISTÓRICOS

* Povos indígenas:
Os primeiros habitantes da região Sudeste foram os indígenas pertencentes aos grupos macro-jê e tupi. Estes últimos, os tupis, encontrados no litoral, foram também os primeiros a ter contato com os portugueses que começaram a chegar a partir de 1500.
* Processode colonização:
Os colonizadores de início fizeram expedições para conhecer a região e começaram a explorar o pau-brasil, madeira abundante no litoral. Só em  1532, iniciaram o povoamento do litoral com a fundação da primeira vila, São Vicente, pelos jesuítas portugueses, e com ela, inauguraram a plantação da cana-de-açúcar.
Já o interior, só foi povoado depois, com “as bandeiras”, que eramexpedições pelo interior organizadas pelos moradores de São Paulo à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados. Graças a elas, no final do século XVII, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região de Minas Gerais e deram início ao ciclo do ouro. Com a mineração, as atenções da Coroa Portuguesa se voltaram para a região Sudeste e a capital da colônia foitransferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763 .
No século XVIII, as plantações de café se espalharam por toda a região, principalmente no  Vale do Paraíba e no Oeste Paulista, e ajudaram a tornar a região Sudeste, o centro financeiro do país. A mão-de-obra utilizada foi de imigrantes europeus, principalmente italianos, a presença deles gerou reflexos para a cultura da região.
Por fim,na década de 1920, o presidente Getúlio Vargas iniciou um processo de industrialização em São Paulo que, depois, espalhou-se pelos outros estados, tornando essa região a mais industrializada de todas.
* Principais centros urbanos:
Entre as cidades mais importantes de cada estado, destacamos:
-  São Paulo: São Paulo (capital), Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos,Jundiaí, Campinas e São Caetano do Sul.
- Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital), Niterói, Volta Redonda, Campos, Nova Friburgo.
- Minas Gerais: Belo Horizonte (capital), Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Governador Valadares.
- Espírito Santo: Vitória (capital), Colatina, Cachoeiro do Itapemirim.

* Atividades econômicas:
A região Sudeste é a mais importante região econômicado Brasil. Pertence a ela, cerca de 57% do PIB Nacional (Produto Interno Bruto).
A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.
A pecuária também é praticada em todos os estados da região. O maior rebanho é o de bovinos e o estado de Minas Gerais é o principal criador.Eqüinos e suínos também são encontrados.
O extrativismo mineral. Os principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras preciosas. As maiores jazidas são encontradas no estado de Minas Gerais.
* Indústria do Sudeste:
Destacam-se as seguintes indústrias:
* naval e petrolífera, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo que apresenta vários campos petrolíferos que selocalizam tanto em terra, quanto em mar. Os dois estados são os maiores produtores de petróleo do país;
* automobilística, em São Paulo;
* siderúrgica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;
* petroquímica, com várias refinarias nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
* celulose, sendo que a maior empresa do mundo em produção da celulosa,a Aracruz Celulose, se localiza no estado do Espírito Santo.
*
ASPECTOS GEOGRÁFICOS
* Relevo:
* O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há uma uniformidade nos quatro estados que compõem a região. Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias montanhosas. Exemplo disso é a Serra do Espinhaço e a da Mantiqueira. Esse relevo...
tracking img