Subsidios preparatorio assembleia paroquial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUMENTO DE TRABALHO Julho 2009

“Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lc 24, 32. 35).

Subsídio Preparatório para as Assembleias Paroquiais

OBJETIVOS do Projeto Nacional de Evangelização O Brasil na Missão Continental a) Geral:
Abrir-se ao impulso do Espírito Santo e incentivar, nas comunidades e em cada batizado, o processo de conversãopessoal e pastoral ao estado permanente de Missão para a Vida plena.

b) Específicos:
1. Proporcionar a alegre experiência do discipulado, no encontro com Cristo; 2. Promover a formação em todos os níveis para sustentar a conversão pessoal e pastoral do discípulo missionário; 3. Repensar as estruturas de nossa Ação Evangelizadora para um compromisso de ir e atingir quem normalmente não atingimos; 4.Favorecer o acesso de todos, a partir dos pobres, à “atrativa oferta da vida mais digna em Cristo” (cf. DAp 361); 5. Aprofundar a Missão como serviço à humanidade; 6. Discernir os sinais do Espírito Santo na vida das pessoas e na história.

Subsídio Preparatório para as Assembleias Paroquiais

INSTRUMENTO DE TRABALHO

Julho 2009

01

APRESENTAÇÃO
A todos os Presbíteros e Diáconos,Religiosos e Religiosas, às Pessoas Consagradas, aos Seminaristas e a todos os fiéis cristãos Leigos e Leigas da Diocese de Santo André, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Tenho a grata satisfação de apresentar-lhes o Subsídio em preparação às Assembleias Paroquiais de Pastoral de nossa Diocese, em vista da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral, prevista para 20 e 21 deabril de 2010. O segredo para um bom êxito da Assembleia Paroquial é seguir a metodologia proposta neste Instrumento de Trabalho: Ver – Julgar – Agir – Avaliar – Celebrar. As Assembleias Paroquiais têm o prazo para sua realização até o final de setembro de 2009. Cada Assembleia Paroquial elegerá quatro Delegados e dois Suplentes para a 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Até final de novembro docorrente ano, cada Região Pastoral promoverá um Encontro Celebrativo com os Delegados Paroquiais eleitos de cada Paróquia para a Assembleia Diocesana de Pastoral, a fim de conhecerem as Propostas de Prioridades Pastorais escolhidas em suas respectivas Paróquias. As Propostas de Prioridades Pastorais de cada Paróquia, bem como as Atas das Assembleias Paroquiais e do Encontro de cada RegiãoPastoral, sejam encaminhadas para o Centro Diocesano de Pastoral, via E-mail: centropastoralsa@yahoo.com Nossa Senhora do Carmo e Santo André nos acompanhem nos caminhos da evangelização. Votos de todo bem e de toda graça e bom trabalho a todas e a todos! Uma especial bênção,

Dom Nelson Westrupp, scj Bispo Diocesano Santo André, 11 de julho de 2009 Memória de São Bento, Abade
02

1. ORIENTAÇÕESPRÁTICAS DA ASSEMBLEIA
1.1. A Assembleia Diocesana de Pastoral deve acontecer, tendo em vista sempre dois aspectos fundamentais: • A Metodologia: VER-JULGAR-AGIR-AVALIAR-CELEBRAR; • A Assembleia Paroquial deverá pronunciar-se sobre a continuidade da organização pastoral a partir das Quatro Comissões (Serviço, Diálogo, Anúncio e Testemunho de Comunhão), ou propor uma alternativa.

1.2.Participantes da Assembleia Paroquial Visando a garantir uma efetiva representação de todas as forças vivas na Assembleia Paroquial, deverão estar presentes: o Pároco e Vigários Paroquiais, Diáconos, Religiosos/as, Consagradas/os (engajados na Paróquia), Seminaristas em experiência pastoral na Paróquia e todos os membros do Conselho Pastoral Paroquial. Cabe ao Pároco, em primeira pessoa, o zelo pelo andamentoda Assembleia.

1.3. Segue abaixo o esquema a ser aplicado nas Assembleias Paroquiais. A Assembleia Paroquial de Pastoral ficará seriamente comprometida, se não for fiel ao presente Subsídio. É fundamental a fidelidade ao esquema, pois somente assim conseguiremos os resultados esperados. É também importante lembrar que este Subsídio deve ser aplicado de acordo com a realidade de cada...
tracking img