Stuart mill

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
John Stuart Mill foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do seculo XIX, defendia a teoria ética de seupadrinho, Jeremy Bentham, o Uitilitarismo.
Nascido em Pentonville, Londres, em 20 de Maio de 1806. Stuart foi educado pelo pai, James Mill, com ajuda deJeremy Bentham e Francis Place.

James Mill, seu pai, era escoçes e filósofo, foi radicado na Inglaterra, com a ajuda de Jeremy Bentham e FrancisPlace, deram lhe a Mill uma disciplina rigososa. James desejava fazer com que Stuart se tornasse um gênio intelectual, fazendo com que ele pudesseseguir a causa do utilitarismo.

Mill realmente era diferente, aos onze anos de idade, já aprendera grego, em seguida latim, matemática e filosofia,sendo que aos treze anos de idade, ajudou o pai na revisao de seu livro mais famoso, “A história da india”.
Regressando da França, onde estudou por poucomais de um ano, Mill entra mais em contato com as ideiais de seu tio, sobre o Utilitarismo.

Mill se apaixona por Harriet Hardy Taylor, defensorados direitos da mulher, porém, ela casada, somente após 21 anos, com o falecimento do marido, que os dois se casam, nove anos mais tarde Harriet vem afalecer, sendo que foi peça de grande influência nas idéias de Stuart.

Mill não se conformava em como as mulheres eram tratadas, condenando a ideiade as mulherem serem submetidas a desejo sexual do marido contra propria vontade, e a proibição do divorcio com base na incompatibilidade de genios.
tracking img