Stuart mill

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

John Stuart Mill (1806 – 1873), filósofo e economista, foi o último autor clássico e que deu origem, através de suas obras, a teoria marginalista. Por isso ele é considerado um autor de transição.
Stuart Mill disse ser discípulo de David Ricardo, que foi fortemente estimulado por James Mill. Stuart Mill, embora tenha concordado inicialmente com a teoria Ricardiana de renda evalor-trabalho, reformulou esta teoria recusando-se expressar o trabalho como base exclusiva de valor, pois para Mill a troca não poderia ser feia baseada apenas na mão-de-obra empregada em determinada mercadoria.
Mill também disse ser discípulo de Jeremy Bentham, que participou diretamente de sua educação com seu pai, James Mill. Mas apesar Mill ter sido muito influenciado pelo pensamentoutilitarista de Bentham, ele criticou alguns princípios da utilidade e reformulou a teoria se contradizendo com a definição de Bentham.
Apesar de ter tido o ensino rigoroso de seu pai - que o fez reescrever várias vezes relatórios de assuntos sobre economia política até que ficassem claros e satisfatoriamente completos - Stuart Mill muitas vezes foi incoerente ao expor suas ideias e com um ecletismomuito grande ele elaborou o livro Princípios de Economia Política, onde ele aborda as questões da produção, distribuição, salários, preços, renda da terra, valor trabalho, valor utilidade, valor de troca, etc. contrapondo teorias clássicas anteriores (como as de Ricardo e Smith) e definindo um novo conceito de valor.
“Em um estado da sociedade..., no qual o sistema industrial é inteiramente baseadona compra e venda, cada indivíduo, de maneira geral, vivendo não das coisas de cuja produção ele próprio toma parte, mas das coisas obtidas por meio de uma dupla troca, uma venda seguida por uma compra — a questão do valor é fundamental”.

Mill explica que o preço é a expressão monetária de valor, e através desta citação ele deixa clara a importância que a questão do valor tem para determinaras trocas, pois em um mercado generalizado um produto será trocado por outro de mesmo valor.
Para Mill o valor de troca é o verdadeiro poder de compra, isto é, o comando ou direito que sua posse dá sobre bens ou mercadorias compráveis em geral. E para ter valor de troca são necessárias algumas condições que iremos abordar para, enfim, entender a teoria do valor de Mill, que é a últimatentativa de integrar a teoria do valor-trabalho e a perspectiva utilitarista.


As questões abordadas por Mill para explicar a teoria do valor e utilitarismo
Sua abordagem inicial é a produção, na qual classifica como requisitos o trabalho, os objetos naturais apropriadas e o capital.
A produção consistia, simplesmente, no trabalho transformando os recursos naturais. Ressalto que, o trabalhofísico é somente empregado para colocar os objetos em movimento e que a propriedade da matéria, as leis da natureza fazem o restante. A importância do trabalho nesse processo se dá por ser o único capaz de estabelecer a variabilidade da produção. Os objetos físicos não são capazes de variabilidade por si só. Somente o trabalho humano estabelece variabilidade.
O preço de um objeto natural estáassociado a sua quantidade limitada.
Aborda essa questão para explicar que a renda paga pelo uso da terra se dá pelo fato da sua quantidade ( talvez fosse melhor colocar que a quantidade de terras cultiváveis é limitada) ser limitada. Enquanto a quantidade de um agente natural for ilimitada ela não tem valor no mercado. Logo que comece a existir uma limitação de uso, a propriedade, ou o uso doagente, esse adquire valor de troca.
Classificação do trabalho
O trabalho pode ser usado direto ou indiretamente na produção. Mil classificou o trabalho em produtivo e improdutivo.
Trabalho produtivo: todo trabalho que produz riqueza e utilidade.
É importante salientar a riqueza como requisito de produtividade, porque Mill adota riqueza como coisas úteis que possuem valor de troca.
Nem todo...
tracking img