StrokeWorks

612 palavras 3 páginas
A dominação é a forma legítima de exercício de poder na sociedade. Isso porque a dominação para Weber, diversamente de noções intuitivas, é a forma de exercício de poder aceita socialmente. A legitimidade, portanto, provém da aceitação social.

Dominação Carismática

Na dominação carismática tudo depende de algum fator que torna o dominador melhor em relação ao dominado, seja ele fator heróico, intelectual ou poderoso.
O Dominado é aquele que redige sua crença e confiança voltada ao Dominador pelos seus feitos, e ele por si passara a respeitá-lo e segui-lo.

Existem os tipos mais puros que são: Dominação do Profeta Dominação do Herói Dominação do Herói Guerreiro Dominação do Grande Demagogo

Podemos explorar alguns exemplos bem comuns:

• Na Igreja/Religião onde existem as regras implicadas pelo seu líder e os demais Apóstolos/Fiéis seguem e respeitam-nas.
• Dentro de algum trabalho somos subordinados por autoridades maiores seja pelo nosso chefe ou ate mesmo pessoas com cargos acima do nosso que esteja ali para exercer seus papeis, estes tais também são subordinados por autoridades maiores.

A autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionarias para historia, em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente, autoritário e dominador.
Os dominados seguem o dominador sem nenhuma contraposição ou indagação sendo submissos, ou seja, de maneira irracional.

A dominação carismática é extra cotidiana e puramente pessoal, ao persistir quando se passa a autoridade do senhor a seus sucessores, tende a tornar-se cotidiana (rotineira). Isso pode ocorrer:
1. Por conversão das ordenações carismáticas em tradicionais, afastando-se da recriação carismática e introduzindo a autoridade dos prejuízos e dos precedentes;
2. Por conversão do quadro carismático em quadro legal ou estamental, por assunção de direitos ou apropriados por privilégios;
3. Por transformação no sentido do carisma, de como se soluciona o problema da sucessão:

Relacionados