Stress policial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ESTRESSE POLICIAL MILITAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS

É importante, tanto no âmbito institucional como no social, a preocupação com o estado psicológico do profissional da área de segurança pública, em especial a figura do policial militar.


2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

A vida de policial é muito difícil, horários longos de serviço que dificulta a pratica do esporte, lazer econvívio com a família, efetivo reduzido, militarismo, baixa remuneração, sensação de impotência diante do cenário de violência que hoje lhe é apresentado. Diante disso uma grande parcela deles desenvolve problemas psicológicos graves como alcoolismo, consumo de drogas, depressão, problemas sérios com esposa e filhos, etc.

Um trabalho com esses profissionais deve ser feito para recuperação de suaauto estima, e orienta-lo a respeito da como administrar, sua vida de modo a evitar e gerenciar crises, sejam elas, profissional, pessoal ou familiar. Podendo dessa forma ter maior qualidade de vida.

Em face da absoluta importância que se dá à manutenção das necessidades básicas, alguns acabam fazendo serviços aleatórios (bicos), não dispensando horários para o lazer, a prática de esportes e abusca da religiosidade, pois, notoriamente, o que ocorre após a conclusão da jornada de trabalho, é a busca do refúgio do lar, envolvendo-se num comprometedor e mecânico círculo vicioso, capaz de prejudicar a produtividade e responsabilidade institucional.

A preocupação com a saúde mental do policial militar é pertinente devido ao mesmo estar dividido a dois extremos, de um lado, ainstituição que exige tão somente o esforço laboral do servidor, dotando-o das condições necessárias para a consecução dos objetivos visados; do outro lado, a cobrança continua da população, pelo serviço bem prestado, exigindo eficiência, eficácia e efetividade, causando muitas vezes a este profissional um sentimento de abandono, indiferença e sem qualquer idealismo.

Este profissional, ao deixar oconvívio familiar, rotineiramente, debaixo de pressões e expectativas internas e externas, acaba sendo tomado por uma sensação de perda e desamparo, além da culpa que o acompanha permanentemente, face não poder acompanhar o desenvolvimento de sua prole, aumentando sua insatisfação, rendimento e desencanto para com a profissão.


3. OBJETIVOS

Conforme ressalta o psicólogo Regis Mesquitano blog: www. psicologiaracional.com.br, “Comparado com o resto da sociedade, os policiais tem mais problemas psicológicos. Já tratei de vários deles, e aprendi muito...proteções anti-stress: se defender, ser delicado, ser educado, etc. A autoridade deve ser preservada, sem ela não há serviço bem feito...esta filosofia tem sido vitoriosa...uma vida melhor para os policiais, suas famílias e maiseficiência no combate ao crime”.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos policiais da área do 11º Batalhão de Policia Militar de Campo Mourão, será necessário colocar em pratica o que foi exposto no artigo denominado... “Estresse, a influência no desempenho dos profissionais integrantes das carreiras de fiscalização, polÍcia militar e civil no Estado do Paraná: um estudo de caso...”desenvolvido pela UFPG em parceria com a SEAB, SESP e PCPR.

“...4.1 No âmbito da Polícia Militar
a) regionalizar o atendimento prestado pelo Serviço de Assistência Social (SAS) da Polícia Militar do Paraná, ao nível de Batalhão de Polícia Militar, contemplando as 19 (dezenove) Unidades Operacionais localizadas no interior do Estado, uma vez que, especificamente, no município de Ponta Grossa,inexiste atendimento psicológico ao servidor, em que pese a disponibilidade, em regime de precariedade, de serviços médicos realizados pelo Serviço de Atendimento à Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAD), que não dispõe de profissionais nesta área;
b) criar normas de procedimentos, de caráter pró-ativo, com força estatutária, com vistas a sensibilizar...
tracking img