Stored Procedue

1217 palavras 5 páginas
Stored Procedure

Passagem de parâmetros em SQL Server 2000

Quando construímos aplicações com constantes requisitos de performance, tentamos implementar todos os recursos conhecidos (e até os ainda não conhecidos) para obter bons índices de performance e por esse motivo, neste texto, trago a você uma visão prática sobre Stored Procedure, que é uma importante contribuição que seu banco de dados pode oferecer para melhorar o desempenho em suas aplicações.
Estamos usando como exemplo o Microsoft SQL Server 2000, mas o conceito básico da sintaxe e uso do stored procedure pode ser aplicado em praticamente todos os bancos de dados relacionais do mercado.
Stored Procedure stored procedure (procedimento armazenado), funciona como um objeto gravado dentro do banco de dados atual, que contém uma coleção pré-esquematizada de instruções SQL, que pode ser invocada pelo usuário através de qualquer aplicação cliente com apenas um comando de execução de uma linha.
Seu correto uso implementa as seguintes vantagens em sua aplicação:
- Centraliza as instruções SQL no mesmo database e na mesma instância do servidor;
- Possibilita a passagem dinâmica de parâmetros;
- Permite criptografar sua estrutura;
- Isola na camada de dados, o tratamento dos mesmos através de instruções SQL, isso é um ponto muito favorável à adoção do modelo multi-camadas em sua aplicação.
- Economiza o tráfego de rede, pois uma vez que toda a instrução SQL está armazenada no servidor de sua aplicação, basta enviarmos uma requisição exec nome_do_procedure, o que gera pacotes de bytes menores a serem transportados pela rede.
O comando CREATE PROCEDURE
No Microsoft SQL Server, a sintaxe para criação de stored procedure é a seguinte:
CREATE PROCEDURE nome_do_procedure (@parametro1 tipo(), @parametro2 tipo() ...)
AS
BEGIN Instrução SQL desejada...
END

Já a forma mais prática de invocar a execução de um stored procedure, é usando a

Relacionados