Stefanieb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Realidade Aumentada

O que é a realidade Aumentada?

Sam Bergen, director criativo de inovação digital na agencia de publicidade ogilvy

A realidade aumentada irá fazer parte do dia a dia de cada vida.

Existem vários investigadores nesta área e que pesquisam acerca desta matéria pois todos dias que passa as tecnologias evoluem

Em 1992 thomas caudel e David mizell cunharam o termorealidade aumentada ao relatar um trabalho do grupo virtugal systems research and technology da boeing computer services.

As primeiras definições restrigiam a RA aos sistemas que utilizavam head mounted displays HMD

Segundo janin et.al. 1993 utiliza-se o termo RA para definir um HMD que permite ao utilizador visualizar um ambiente com uma sobreposiçãoo de gráficos computacionais.

Blade epadgett 2002 que afirmam que a realidade aumentada utiliza óculos transparentes nos quais se exibe um conjunto de informação transmitida por computador que é sobreposta ao mundo real.

Para barfield 1995 p.543 o conceito de realidade aumentada “ refere-se à ampliação do mundo real com imagens sintéticas, nao se reque que a cena seja completamente gerada por computador, mas sim que a imagemvirtual se utilize como complemento da cena do mundo real. A realidade aumentada nao deve entender-se como exclusivamente visual mas deve incluir também informações tácteis tangíeis e auditivas.

Segundo azuma 1997 a realidade aumentada é uma variação de realidade virtual. No entanto enquanto nos sistemas de realidade virtual o utilizador esta completamente imerso no ambiente virtual nao podendovisualizar o mundo real que o rodeia, nos sitemas de realidade aumentada o utilizador pode ver o mundo o que rodeia com sobreposições de objectos virtuais sobre o mundo real. A realidade aumentada amplia a realidade em vez de a substituir completamente.

Para bartfield e caudel 2001 a RA é a primeiramente uma tecnologia que aumento os nossos sentidos.

Obst e troller 2009 definem realidadeaumentada como um sistema que pretende estender o mundo em que vivemos. Sobrepondo gráficos sons e ate cheiros ao ambiente ral.

Verificamos aqui uma evolução nas definições do conceito que deixa de estar centrado em dispositivos específicos como os HMD para passar a abranger um leque maior.......

Segundo Azuma 1997 um sistema de realidade aumentada deve conter as seguintes características:

1 –combinar o conteúdo virtual e conteúdo real;
2- o sistema deve ser interativo e a interação deve dar-se em tempo real;
3 - o conteúdo virtual deve estar cuidadosamente alinhado ao mundo real ou a ilusão de que os dois mundos coexistem no mesmo espaço e tempo pode ser comprometida;

Apesar de possuírem interacção e elementos virtuais não podem ser considerados sistemas de realidade aumentada. Outilizador entra numa experiencia imersiva que o retira do mundo real, logo, os conteúdos reais e virtuais não coexistem no mesmo espaço e tempo.

Apesar da mistura de elementos fílmicos com imagens gráficas geradas por computador não podem ser considerados sistemas de realidade aumentada uma vez que não são interactivos. (matrix, avatar, Harry potter – não há interacção)

Retrata a realidadeaumentada mas nao se consegue “mexer” nele.

No entanto a primeira característica apontada por azuma 1997.
“combinar o conteúdo virtual e o conteúdo real” levanta questões:

antes do final dos anos 90 esta combinação produzia-se ao nível das imagens que se visualizam conjuntamente num dispositivo geralmente um HMD

a parti do final dos anos 90 surgem outros sistemas onde a combinação doambiente real e virtual já não implica que as imagens de ambos estejam fundidas num mesmo dispositivo, mas sim que a representação do ambiente real seja substituída pelo próprio ambiente real, visualizando-se unicamente a parte virtual.

Depois dos anos 90 através dos smartphones: 2008 o primeiro browser em realidade aumentada para utilizadores de smarphones que pesquisa o mundo real em redor da...
tracking img