Desenvolvimento local - jahu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3


2.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................3


2.1 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS..........................................4


2.2 O SETOR DO CALÇADO......................................................................................5


3. CONCLUSÃO..........................................................................................................5


4.REFERENCIAS........................................................................................................6



1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento local atual gira praticamente em torno da fabricação de calçados femininos. O trabalho pretende apresentar um panorama da representatividade do setor, bem como, a significativa função que o pólo exerce para o desenvolvimento econômico local. Assim,procura-se apresentar um retrato atual do pólo de calçados de Jaú diante de suas características, oportunidades e desafios para o seu desenvolvimento. Para elaboração deste trabalho, tomei por base informações diversas do próprio pólo.
As ações incluídas neste Plano de Desenvolvimento foram elaboradas e validadas pelos atores da Governança do APL e têm como objetivo principal aumentar acompetitividade e a cooperação das empresas fabricantes de calçados de Jaú, focado na melhoria do processo produtivo, do produto e no aumento da participação no mercado interno e na conquista do mercado externo.

2. DESENVOLVIMENTO.

A atividade de calçados iniciou-se na região de Jaú, quando os imigrantes italianos, bons artesãos, que trabalhavam nas lavouras, começaram a produzir sapatões(estilo de sapato fabricado nos anos 50) e botinas rústicas de couro para venderem aos viajantes e à comunidade local. Isso ocorreu no início do século XIX, quando a produção era especialmente de sandálias, sapatões e botinas rústicas de couro com solado de borracha em estilo campestre, que caracterizava a modelagem desenvolvida para o dia-a-dia dos trabalhadores nas lavouras (JORNAL COMÉRCIO DEJAÚ, 1985).
Da aptidão de fazer sapatos nasceu a principal característica dos produtos fabricados na região de Jaú, que atualmente é composta por aproximadamente 220 micro e pequenas empresas de calçados, representando 43% dos empregos gerados no município e 65% da economia local, com quase 10 mil empregados diretos e indiretos, o que sugere ser o principal setor econômico da cidade.(SINDICALÇADOS, 2000). O desenvolvimento do setor de calçados em Jaú é atribuído à visão de artesãos, que começaram a ensinar o ofício de sapateiro a jovens interessados, que perceberam uma oportunidade de trabalho. Essa disseminação de conhecimento desencadeou o surgimento de pequenas oficinas de fabricação de calçados no final da década de 30 (JORNAL COMÉRCIO DE JAÚ, 1985).
Na década de 50 já erapossível observar certa concentração de empresas de
calçados que se especializaram na fabricação de calçados femininos em couro, apesar de ainda possuir alguns estabelecimentos de fabricação de artigos masculinos. Foi a partir dessa década, em diante, que a região começou a abrigar outros estabelecimentos da cadeia produtivo desse setor, e não parou mais de produzir sapatos femininos, até se tornaruma região produtora para o Brasil.
Nos anos 70, o setor possuía 120 indústrias, que só produziam sapatos femininos em couro, e buscavam no Vale dos Sinos todo suporte e conhecimento para a fabricação de produtos, até mesmo a tendência de moda (SINDICALÇADOS, 2000). No início de 1980, alguns profissionais gaúchos se mudaram para a região em busca de trabalho, o que acabou contribuindo...
tracking img