Steel framing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIGHT STEEL FREMING

Carla Angélica Oliveira[1]
Luana Nunes[2]
Natália Jardim[3]
Thalita Bruna Vieira[4]
Virgínia Flores[5]

RESUMO

O Ligth Steel Framing é um sistema baseado em uma estrutura em aço leve que vem ganhado espaço na construção civil. O Steel Framing surgiu na Alemanha há cerca de 100 anos, pela grande necessidade de reconstrução das cidades devastadas pela guerra. Coma conscientização ecológica, buscou-se desenvolver uma nova tecnologia, que ao mesmo tempo fosse durável e totalmente reciclável, originando então o Light Steel Framing.
Apresenta-se nesse artigo um estudo qualitativo a respeito das aplicações, vantagens e desvantagens na utilização dessa estrutura em aço leve. Desenvolvendo uma análise bibliográfica dos seus setores, como painéis, lajes ecoberturas, tem-se como objetivo ampliar e divulgar o conhecimento a respeito desse tipo de estrutura metálica, mostrando compensações e possibilidades para melhores aplicações, para obter-se assim um melhor aprendizado e entendimento sobre o assunto.
Basicamente o Light Steel Framing, é um esqueleto metálico revestido interna e externamente, com elementos industrializados de alta qualidade,que conferem ao produto final durabilidade, conforto e segurança.

Palavras-chave: construção em Light Steel Framing; vantagens do LSF; aplicações do LSF.

1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas observamos uma revolução na construção civil industrial, com a pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de novos sistemas construtivos.
A crescente necessidade de edificações maisprodutivas, com menos desperdícios e que atenda a uma nova demanda cada vez mais exigente faz com que a utilização dos perfis de estruturas relativamente “práticas” cresçam amplamente devido à sua leveza e à sua grande diversidade de aplicação. Recentemente, uma nova aplicação desses perfis surge como alternativa para a estrutura de edificações residenciais, através do sistema construtivoindustrializado denominado Light Steel Framing.
É um sistema de estrutura em aço leve, em que é constituído de elementos pré-fabricados em aço galvanizado. O Steel Framing, objeto de estudo dessa pesquisa, ainda é muito desconhecido pela maioria das pessoas, gerando insegurança e desconfiança quanto ao uso do método. Entretanto, o sistema SLF tem grandes vantagens pelo fato de ser uma alternativaconstrutiva eficiente, rápida e ambientalmente sustentável.
Por meio desta pesquisa, teremos como objetivo ampliar e divulgar o conhecimento a respeito desse tipo de estrutura metálica, mostrando suas vantagens, desvantagens e compensações e possibilidades para melhores aplicações. Este estudo justifica-se para um melhor aprendizado e entendimento sobre o assunto
Sistemas construtivoscomo o Light Steel Framing são uma promessa para o desenvolvimento industrial e tecnológico na construção civil, ampliando cada vez mais seu mercado de atuação e qualificação do setor.

2 METODOLOGIA

Este trabalho classifica-se como descritivo exploratório, no qual, se coleta e analisa os dados. Realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa pela técnica de pesquisa bibliográfica.
Apartir desse estudo bibliográfico, foram identificados os benefícios, as características e afins de uma construção a seco, como por exemplo, uma maior rapidez na entrega da obra, garantia de resistência e qualidade dos materiais, variedade de ponta na escolha dos revestimentos das paredes, economia de tempo e recursos. 
A teoria e a prática deste trabalho foram moldadas na formulaçãosistêmica através de uma abordagem consensual.

3 LIGHT STEEL FRAMING

O sistema Light Steel Framing é uma estrutura metálica e, assim como diz o site Engenharia civil wordpress (2008), é proveniente de construções em madeira, usada nos Estados Unidos da América há mais de 300 anos. Surgiu na Alemanha há cerca de 100 anos, pela grande necessidade de reconstrução das cidades devastadas pela...
tracking img