Stara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


STARA S/A INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
(Case Empresarial)



STARA S/A INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Case Empresarial apresentado à disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis,


1 INTRODUÇÃO

O planejamento e atuação agressiva no mercado são as ferramentasda Stara S/A Indústria de Implementos Agrícolas, que resultam nas máquinas agrícolas com tecnologia de ponta e conquista de novos segmentos no mercado.
Com forte vocação tecnológica, comprovada pelo portfólio de produtos inovadores que são lançados, a Stara apresenta-se no mercado como uma empresa dinâmica que se antecipa as necessidades dos produtores rurais, gerando tecnologia voltada para oaumento da produtividade e do lucro na atividade.
A questão central que queremos apresentar são os indicadores de desempenho tendo como base o Balanço Patrimonial encerrado em 31 de Dezembro de 2002, 2003, 2004 e 2005. Além disso, queremos compartilhar de uma forma sucinta a história da empresa, produtos e curiosidades.

2 A EMPRESA

Stara S/A Indústria de Implementos Agrícolas, CNPJ n°91.495.499/0001-00, localizada na Av. Stara, 519, Caixa Postal n° 53, no município de Não-Me-Toque – RS.
Hoje a empresa está situada numa área de 50 há, sendo 49 há de área contruida. Possui um grupo de colaboradores em torno de 1.800 funcionários diretos, 1.000 funcionários indiretos e 70 estágiarios atuando em diversas áreas da empresa.

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Stara acredita que são as pessoasque fazem a diferença, e que tornam possível uma história de crescimento e sucesso, como a história da Stara que começou em 1960 e no dia 29 de agosto de 2010 completou 50 anos.
1953 – Johannes Bernardus Stapelbroek instala-se em Não-Me-Toque/RS e, Gerrit Jan Rauwers, fundam uma ferraria. A empresa Stapelbroek, Rauwers & Cia. Ltda. tinha como principal atividade a montagem e a manutenção demáquinas e implementos agrícolas importados da Europa que começavam a chegar à região. A necessidade de adaptação dos produtos às características da região, solo e culturas - impulsionou a fabricação de novos implementos.

1960 – A agricultura fez prosperar os negócios e a sociedade foi desfeita por acordo, fazendo surgir a Stapelbroek & Cia. Ltda. Johannes Bernardus Stapelbroek e os filhosJohannes e Harrie começaram a fabricar máquinas agrícolas e lançaram no mercado a primeira capinadeira do Brasil com rodas, dirigível e braços flutuantes. Era o início da tradição da Stara em criar soluções para os agricultores.

1978 – Visando à expansão do mercado, mudanças estruturais são implementadas para o crescimento da empresa, ocorre a inauguração da nova área industrial.
1982 – Asdificuldades financeiras acarretaram a abertura de capital, através da transformação em S/A, trazendo novos sócios, novas ideias e capital, o principal deles foi Franciscus Stapelbroek, o "Seu Chico", que foi o maior colaborador e apoiador da Stara. Esta fase marcou o ingresso da nova geração na direção da empresa, com modernidade administrativa e manutenção dos ideais dos fundadores.
1999 – A Staradá mais um passo decisivo e transformador em sua trajetória, através da joint venture com a Amazone Werke, da Alemanha.
2000 - Criado o primeiro projeto de Agricultura de Precisão a nível comercial, denominado Aquarius, o qual até hoje atua em pesquisa de máquinas agrícolas que viabilizem agricultura de precisão, possuindo um dos maiores bancos de dados do mundo.
2001 – Selada a aliançacomercial com a Sfil Industrial Agrícola Fortaleza Ltda., que atuava no mercado de plantadoras e semeadoras regionalmente, fez surgir a marca Stara Sfil.

2006 - Mudanças significativas na raiz societária da Stara conferiram à filha de Franciscus Stapelbroek, Susana Stapelbroek Trennepohl, ao seu genro Gilson Trennepohl e aos seus netos o controle acionário da empresa, sedimentando o ingresso da...
tracking img