Ss em debate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

4

O SERVIÇO SOCIAL EM DEBATE: FUNDAMENTOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS NA CONTEMPORANEIDADE
SUGUIHIRO, Vera Lucia Tieko1 BREVILHERI, Eliane Cristina Lopes2 TORETTA, Ester Taube3 GREGÓRIO, Francieli Jaqueline4 TARDIOTO, Isaura Paris Cabanillas5 PAIÃO, Ivana Célia Franco6 CAMPOS, Luana Garcia7 YWATA, Suzana Yuriko8 MACHADO, Vanessa Rombola9

Resumo: O presenteartigo almeja refletir o Serviço Social no âmbito de sua fundamentação teórico metodológica, como também contribuir para o repensar da atuação profissional. As transformações ocorridas a partir da década de 1990 no Serviço Social têm demandado novas habilidades e competências impulsionando a categoria profissional para uma atuação diferenciada. Neste sentido o trabalho apresenta a relevância econtribuição da fundamentação teórico-metodológica e técnico-operativa, como condição para o pleno exercício profissional. Palavras-chave: Serviço Social – Projeto ético-político – Atuação profissional. Abstract: This article aims reflect the social work as part of its theorical methodological reasons, but also contribuite to think of professional performace. The changes fron this 1990 period in thesocial work are demanding new skills and competences boosting the professional category for a different performace. In this sense the work shows the relevance and contribuition of the reasons theorical and operative, hom cotndition for the best occupation. Key-words: Social Work – Ethical-political project – Professional practice.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo traduz nossa intenção emdebater o Serviço Social na Contemporaneidade e contribuir com uma reflexão crítica sobre o modo de pensar e agir profissional, tendo por fundamento uma perspectiva teórico-metodológica.

SABER ACADÊMICO - n º 07 - Jun. 2009/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

5

Discutir a relação teoria e prática não é uma proposta inusitada e nem conclusiva, mas faz-se necessária, na medidaem que, por meio da elucidação das contradições existentes no movimento da ação profissional, crie possibilidade de influir sobre a atuação profissional. Sabe-se que a formação profissional em Serviço Social é marcada por embates de ordem teórico-metodológica, o que têm refletido no cotidiano da atuação profissional. Estas contradições, além de provocar angústias entre os profissionais, têmcontribuído para uma cisão no interior da categoria, ou seja, o profissional que pensa e do profissional que faz.

O

PROJETO

ÉTICO-POLÍTICO

DO

SERVIÇO

SOCIAL:

NOVOS

HORIZONTES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O projeto ético-político profissional do Serviço Social no Brasil, vinculado a um projeto de transformação de sociedade, reitera a teoria crítica como fundamentação para o agirprofissional. Esta teoria vai ao encontro das novas exigências da profissão, na medida em que possibilita novas investigações, não naturaliza o real e tampouco reduzindo-o ao que está posto.

O projeto ético político pressupõe prática que leve a transitar do reino das necessidades para o da liberdade, pressupõe também a capacidade do homem criar valores, escolher alternativas e ser reconhecidocomo cidadão (BATTINI, 2008: mimeo).

Diante de todo este movimento, pode-se constatar que o Serviço Social é uma profissão dinâmica inserida no próprio contexto sócio histórico. Por tanto, cabe ao assistente social modificar a sua forma de atuação profissional, em decorrência da demanda que lhe é colocada e da necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Épreciso acompanhar o movimento da sociedade e visualizar os novos espaços como possibilidades de intervenção sobre uma realidade social concreta.

SABER ACADÊMICO - n º 07 - Jun. 2009/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

6

Na atualidade, os ajustes impostos às políticas sociais no Estado capitalista, por intermédio da política neoliberal, acirrada no Brasil na década...
tracking img