Spread bancario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Spread Bancário

São Paulo/SP

Abril, 2011

SUMÁRIO

Introdução 1

O que é o Spread Bancário? 2

Custo Operacional 4

Inadimplência 5

Lucro e Spread dos Bancos 8

Conclusão 11

Bibliografia 12

Introdução
O Brasil, a respeito das recentes reduções de sua taxa de juros básica (Selic) – que declinou em Setembro de 2005 a Junho de 2006 – aindaapresenta uma das taxas de juros mais altas do mundo. A elevada taxa básica de juros brasileira, piso para as taxas de juros que são praticadas na economia nacional, cria dificuldades para a expansão do mercado de crédito bancário, o que, limita o financiamento das necessidades de capital dos setores produtivos. Considerando a importância do assunto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar adinâmica dos spreads bancários – diferença entre os custos de captação de recursos pelas instituições financeiras e a taxa de aplicação que estas obtêm nas operações de empréstimos praticados pelas instituições financeiras no mercado brasileiro, além de analisar alguns pontos relevantes para a redução do custo do crédito no Brasil. Conforme dito, tal redução é importante por criar condições parao desenvolvimento do setor produtivo da economia e, conseqüentemente, para o fortalecimento do crescimento econômico sustentável do país. Para isso é necessário analisar a estrutura das instituições provedoras de crédito que estão inseridas, bem com as políticas institucionais e governamentais em vigor, as quais podem contribuir para a redução no custo do crédito para o tomador final. A pesquisaanalisa pontos cruciais sobre a atual situação dos Spreads Bancários do Brasil e suas conseqüências.

O que é o Spread Bancário?

Quem depositar dinheiro em banco, poupança ou outra aplicação, está na verdade fazendo um empréstimo à instituição, que paga uma taxa de juros por esse dinheiro. A mesma situação ocorre quando o banco empresta dinheiro a alguém, ou seja, cobra uma taxa de juros porisso.
O spread bancário (pronuncia-se spréd) é a diferença entre os juros cobrados pelos bancos nos empréstimos a pessoas físicas e jurídicas e as taxas pagas pelos bancos aos investidores que colocam seu dinheiro em aplicações do banco.
Quanto maior o spread bancário, maior é o lucro que os bancos têm nas operações de crédito. São por conta disso que o spread bancário brasileiro, um dosmais altos do mundo, é criticado por economistas independentes, líderes sindicais, empresários e pelo governo – o dinheiro que poderia estar movimentando a economia é “engolido” pelos bancos A fórmula de cálculo do "spread", segundo Juan Manuel Wernicke:
[pic]
Diferencial entre as taxas ativas e passivas!
Onde,
Ic - corresponde às taxas de juros das operações activas, relativasàs operações de crédito concedidas pelos bancos;
ip - corresponde às taxas de juros das operações passivas
p - corresponde à taxa esperada de créditos não reembolsáveis que se pode considerar como a "taxa de prêmio de risco”.
c - corresponde ao custo de financiamento (com uma margem que garanta o lucro da actividade bancária).
   Juros e spread bancários são temas econômicosrelevantes e de interesse permanente. Contudo, especialmente a partir da metade de 2003, eles foram elevados à condição de quase uma obsessão nacional. E tudo indica que o assunto ainda permanecerá na mídia, e também nas agendas de autoridades e dirigentes, por mais algum tempo. Ou seja, como a questão da redução dos juros básicos parece equacionada, provavelmente as atenções agora vão estarvoltadas para a questão da redução do spread bancário. Até porque a queda dos spreads tem sido muito mais lenta e certamente não se dará na mesma proporção da queda dos juros básicos: no período jun/03 a dez/03 os juros básicos foram reduzidos em 37,7%, contra uma queda de 11,6% do spread bancário. Certamente, este fato vai  reforçar o  que já é um ponto comum em praticamente todas as análises. Ou...
tracking img